quinta-feira, 30 de junho de 2011

NORDESTE BRASILEIRO/ESTADO DO CEARÁ


Depois de visitar, por várias vezes, vários Estados do Nordeste Brasileiro, nomeadamente, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahía, finalmente decidi-me pelo Estado do Ceará…..

Mas estava difícil tomar esta decisão, nem eu própria sei bem porquê…, mas havia qualquer coisa que me impedia, qualquer coisa que me dizia,”não vás”….

Mas fui e não me arrependo….

É claro que, tal como acontece nos arredores de todas as capitais dos Estados Nordestinos, a pobreza extrema, a degradação dos espaços, são uma constante e Fortaleza, infelizmente, não é uma excepção….

Ao deixar o aeroporto e enquanto o táxi não se afastou largos quilómetros para apanharmos uma via principal que nos levaria para um resort paradisíaco, foi com tristeza que atravessámos, becos, ruas e ruelas bastante degradadas…., enfim, situações que já vira antes mas que, cada vez que se repete, custa tomar contacto com aquela realidade…..

Mas é assim mesmo, aquilo é um Brasil diferente, é um mundo diferente e é preciso aprender a aceitar, muito embora isso nos custe….

Mas pronto, deixando agora a parte pior, relativamente à qual me recusei a tirar fotos precisamente para não ter a tentação de as publicar, será melhor então começar a falar da parte agradável da viagem.

É claro que a parte agradável consistiu, entre outras coisas, na visita à capital do estado: FORTALEZA.

É uma cidade muito simpática, bonita, lindos edifícios, eu diria até que é uma “cidade elegante”….Gostei do que vi.

E desta parte sim, há fotos que ilustram os locais agradáveis por onde passei e visitei, tais como, a Catedral (diferente de toda e qualquer igreja que até hoje já visitei no Nordeste, pois esta não comporta nem sequer uma grama de ouro, apenas lindos vitrais), o Centro de Arte e Cultura, o Mercado Central, a ponte dos Ingleses (agora em recuperação), a praia de Iracema, a Avenida Beira Mar, etc.





Pode-se dizer que é uma cidade bonita e vale a pena visitar.
Outro aspecto igualmente de grande interesse é a visita às Lagoas “Do Banana” e “Parnamirin”, a barra do rio Cauípe, os vários quilómetros de dunas (que mais faziam lembrar o deserto sahara) e os passeios pelas extensas praias desertas onde o mar, o areal e a mata são três elementos fundamentais que regalam os nossos olhos e dão ao nosso espírito a máxima tranquilidade….Ali, sentimo-nos em paz…. Temos aos nossos pés a natureza no seu estado mais puro….É simplesmente maravilhoso….




É de referir que nestes belos locais encontramos luxuosos condomínios com moradias que nos deixam entontecidos, que servem apenas para os seus proprietários passarem os fins de semana, aos quais os naturais de lá chamam, com uma certa graça "As Favelas dos Marajás de Fortaleza"....Enfim.., são as grandes diferenças que tanto nos perturbam....
É evidente que não é possível falar do Ceará sem falar do Sertão....
Muito há para dizer sobre o Sertão, mas acho que este rosto fala por si....

terça-feira, 21 de junho de 2011

CHEGOU O VERÃO


E o verão aí está......

Bom tempo, muito calor, projectos para férias, muita vontade de fazer uma paragem nas actividades do quotidiano, vontade de estar com os amigos (sobretudo  com aqueles com quem há muito não temos o prazer de estar, de conversar, de rir.......) enfim..., uma infinidade de coisas que queremos fazer nesta época do ano que agora começa, mas que muito rapidamente irá dar lugar a uma outra estação, para muitos um pouco triste, mas que tem um outro encanto...., um encanto muito especial.....

Mas para já, vamos viver o verão da melhor forma que pudermos e soubermos...., os dias longos e quentes, as idas à praia, as noites animadas, os convívios sempre em grandes almoços e jantares ou simplesmente em petiscos......., mas aí está a parte pior: "a ingestão de calorias que nunca mais acaba"

Mas como diz o velho ditado: "perdoa o mal que faz pelo bem que sabe" e à pala desta frase, aí estamos nós, muitas vezes sem querer, a comermos o que não deveríamos.....

Mas o "social" tem destas coisas e fica mal dizer que não.....

E eu já comecei a entrar "na onda"...

Há dois dias atrás, com amigos de longa data e que não vía há imenso tempo, foi um petisco daqueles..... (ainda tenho o sabor de um belíssimo doce de abóbora confeccionado pelo anfitrião que estava simplesmente delicioso - tão bom como o que comi nas Penhas Douradas há já uns largos meses......).



E ontem, com outros amigos que não resistiram a levar-me por maus caminhos, sem eu querer estava na presença destes crepes "brasileiros", mas feitos em Faro, que são uma tentação......


E ainda agora o verão acabou de chegar!!!!

O que não estará ainda para vir nos meses que se seguem?????

Mas pronto..., é tudo em nome das grandes amizades e as calorias a mais depois vê-se como se há-de resolver........

Desejo a todos um óptimo verão, umas belíssimas férias.....

DIVIRTAM-SE........

segunda-feira, 20 de junho de 2011

SOBRE JOÃO DE DEUS



João de Deus nasceu em São Bartolomeu de Messines, no Distrito de Faro, em 8 de Março de 1830 e morreu em Lisboa em 11 de Janeiro de 1896.
Estudou Direito na Universidade de Coimbra entre 1849 e 1859. Neste período conviveu com notáveis homens de letras, entre os quais se destacam Teófilo Braga e Antero de Quental. Aí desenvolve a sua veia poética, dedicada sobretudo à Mulher, a Deus e à Natureza mas que inclui também registos satíricos, típicos da vida académica coimbrã.

Pintor, tocador de viola e cantador de modas populares, amante da vida boémia, vagueou por Coimbra em busca da sua vocação.
Depois de uma actividade profissional sem relevo como advogado e jornalista foi eleito deputado pelo círculo algarvio de Silves em 1869, mantendo uma actividade dispersa e irregular como poeta de vários estilos.
O sucesso da sua Cartilha Maternal foi enorme e em 1888 as Cortes adoptaram-na como método oficial de leitura e João de Deus foi nomeado Comissário Geral do Ensino da Leitura.
Em 1895, é organizada uma grande homenagem ao poeta à qual se associou o Rei D. Carlos, contrariamente à tradição portuguesa que só reconhece os seus grandes depois de mortos. Foi-lhe proposto um título nobiliárquico, que recusou.

A Academia Real das Ciências proclamou-o Sócio de Honra. Em resposta à homenagem de estudantes de todo o país que se dirigiram a sua casa em grande cortejo, João de Deus assoma à varanda e declama de improviso:
Estas honras e este culto
Bem se podiam prestar
A homens de grande vulto.
Mas a mim, poeta inculto,
Espontâneo, popular...
É deveras singular!
João de Deus morreu em 1896, tendo sido sepultado no Mosteiro dos Jerónimos, honra reservada apenas aos mais notáveis portugueses.
Eis um dos seus belos poemos:
Amo-te Muito, Muito!

Amo-te muito, muito!
Reluz-me o paraíso
Num teu olhar fortuito,
Num teu fugaz sorriso!

Quando em silêncio finges
Que um beijo foi furtado
E o rosto desmaiado
De cor-de-rosa tinges,

Dir-se-á que a rosa deve
Assim ficar com pejo
Quando a furtar-lhe um beijo
O zéfiro se atreve!

E às vezes que te assalta
Não sei que idem, jovem,
Que o rosto se te esmalta
De lágrimas que chovem;

Que fogo é que em ti lavra
E as forças te aniquila,
Que choras, mas tranquila,
E nem uma palavra?...

Oh! se essa mudez tua
É como a que eu conservo
Lá quando à noite observo
O que no céu flutua;

Ou quando à luz que adoro
Às horas do infinito,
Nas rochas de granito
Os braços cruzo e choro;

Amamo-nos! Não cabe
Em nossa pobre língua
O que a alma sente, à mingua
De voz... que só Deus sabe!

João de Deus, in 'Campo de Flores'

domingo, 19 de junho de 2011

JOSÉ SARAMAGO/PILAR DEL RIO


Dia 18 de Junho de 2010, faleceu José Saramago.

Fez ontem precisamente um ano.

Sobre este homem, tantas vezes “enigmático”, de rosto crispado, quase sempre com um ar austero, poder-se-ía até dizer “com cara de poucos amigos”, muita coisa há a dizer….., como escritor, como pessoa….., mas sobretudo havia nele um “lado” desconhecido para muitos…., o lado afectivo que de tão escondido que estava, parecia até inexistente……

Mas afinal, NÃO….NÃO MESMO….

Quem diria??????

PILAR DEL RIO soube fazer com que exteriorizasse essa sua faceta para tantos desconhecida….

Partilharam a vida um do outro durante mais de duas décadas sem se preocuparem com “A Imagem”, sem se preocuparem com aqueles que só os viam como “um Senhor mais velho com uma mulher mais jovem”…….. , respondendo eles “pobre de quem pensa assim”.

Foram felizes e esse foi o maior e melhor bem que ambos conseguiram…..

sábado, 18 de junho de 2011

UM LANCHINHO À BEIRA MAR


É fantástico arrranjar tempo para fazer um lanchinho à beira mar......

Poder apreciar o mar, o vai-vém das ondas que desmaiam na areia da praia, descansar os olhos sobre aquele azul/verde imenso e saborear qualquer coisa...., é simplesmente divinal.....

O que quer que seja que nos apresentem para beber ou comer, é como se fosse um manjar dos deuses......

Não interessa o que seja, um naturalissimo sumo de laranja, uma tosta mista ou não......., tornam-se verdadeiras iguarias quando tomadas na presença daquela majestosa paisagem!!!!!!






quinta-feira, 16 de junho de 2011

JARDINS - CASA DE SOPHIA ANDERSEN


Recentemente visitei os jardins da casa de Sophia de Mello Breyner Andersen e do que vi, não sou capaz de dizer o que senti, mas sou capaz de afirmar que são maravilhosos….,simplesmente maravilhosos !!!!!















Na verdade, todos os jardins, sejam  eles ou não cuidadosamente tratados, sejam ou  não geometricamente construídos, com árvores belas e frondosas e relvados perfeitos, ou simplesmente com pequenos canteiros ou com uma mistura imensa das mais variadas espécies de plantas e árvores que se entrelaçam umas nas outras tornando difícil descobrir onde começam umas e terminam outras, ou, muitas vezes até, onde as ervas daninhas proliferam impedindo que as rosas, lírios, amores perfeitos ou quaisquer outras flores possam desenvolver-se….......,são sempre locais agradáveis, que gostamos de apreciar, que nos fazem sonhar, onde nos sentimos bem e onde respiramos paz….



quarta-feira, 15 de junho de 2011

PAIMOGO








Forte/Praia….

O Forte denominado “FORTE DE NOSSA SENHORA DOS ANJOS DE PAIMOGO, ou simplesmente “FORTE DE PAIMOGO”, ergue-se em posição dominante sobre a praia com o mesmo nome.

Este forte seiscentista, foi erguido a partir de 1674, por determinação de D. ANTÓNIO LUIS DE MENEZES (Marquês de Marialva e depois Conde de Cantanhede). Com a função de defesa daquele trecho do litoral, pois integrava a segunda linha de defesa da barra do Rio Tejo, que se estendia da Praça Forte de Peniche até Cascais.

Perdeu contudo a sua função defensiva em 1834, após ter terminado a guerra civil portuguesa.

Apesar de estar classificado como “Imóvel de Interesse Público” e não obstante a Câmara da Lourinhã ter fechado um acordo com a Direcção Geral do Património, em 2004, para a cedência do imóvel por 25 anos, renováveis, com o intuito de investir na sua reforma e futura utilização como espaço cultural integrante da “Rota dos Dinossauros”, o que é facto é que, decorridos 7 anos após o “tal acordo”, chegamos agora junto daquele imóvel e facilmente concluímos que os objectivos estão longe de serem alcançados…….

QUE PENA!!!!!!

E então????

Quando chegamos por perto resta-nos o quê?????

Lamentar o estado de degradação em que se encontra;
Imaginar o quanto se poderia fazer daquele espaço;
Mas não deixar de subir ao cimo daquele forte marítimo e admirar a belíssima paisagem que aquele lugar nos proporciona….

É na verdade um local lindíssimo, onde se respira paz, tranquilidade e onde a natureza está ali para nos receber de braços abertos….

Ali, os nossos olhos, os nossos sentidos, têm muito por onde escolher……, podem repousar sobre aquela imensidão de mar, ou simplesmente admirar o porto de abrigo, a praia ou,  virando as costas ao mar, admirar os campos verdejantes cuidadosamente tratados….



Vale a pena visitar !!!!

terça-feira, 14 de junho de 2011

X ENCONTRO DAS UNIVERSIDADES SENIORES


Foi no domingo, dia 12 de Junho de 2011, em OLIVEIRA DE AZEMÉIS.
Das 175 Universidades Seniores existentes no país, 41 estiveram presentes e é evidente que a AUTITV não faltou.

Cerca de 1.100 pessoas estiveram reunidas neste encontro....., nesta bonita festa, em que tudo estava a postos para o grande encontro dos "estudantes" que ali se deslocaram.

Foi um animado e agradável convívio.

Os grupos foram recebidos pelos respectivos guias que os acompanharam numa visita pela cidade


e os encaminharam até ao jardim público onde foi possível saborear algumas das iguarias gastronómicas da terra e apreciar música e dança tradicionais.


Seguiu-se a abertura solene do encontro, a passagem do testemunho e o desfile para o pavilhão municipal onde foi servido o almoço e ao fim da tarde, um lanche...

Foi uma festa bem animada !!!!!!



No próximo ano cabe à AUTITV a árdua tarefa de organizar o XI encontro das UTIS....

Vamos estar à altura, não tenho qualquer dúvida......

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ANIVERSÁRIO DA AUTITV

A AUTITV comemorou mais um aniversário....

Fez oito aninhos.!!!!!.....


Assim, no dia 7 de Junho, pelas 11h houve missa de acção de graças na Igreja de S. Pedro em Torres Vedras e na parte da tarde foi inaugurada a exposição dos trabalhos executados durante o ano lectivo 2010/2011, pelos alunos ligados às artes.



 

Além de poderem apreciar os maravilhosos trabalhos expostos, todos os visitante tiveram ainda a possibilidade de assistir, não só a três belíssimas interpretações por parte do coro da AUTITV, sob a batuta do Maestro João Ferreira, como também a uma pequena peça de teatro orientada pelo Dr. Novais Granada.


No final não faltaram os deliciosos chás e bolinhos a que a Professora Palmira desde há muito nos vem habituando.....

Mas as comemorações do 8º aniversário da AUTITV não ficaram por aqui e, no dia seguinte (8 de Junho), houve um almoço de confraternização, entre professores, alunos e colaboradores, que decorreu em agradável convívio na Quinta do Hespagnol.

Também aqui tivemos direito a assistir uma belíssima peça, sobre a vida e obra de Fernando Pessoa, igualmente orientada pelo Professor Novais Granada, muitíssimo bem interpretada pelos alunos da disciplina de "teatro".

Todos estiveram de Parabéns......


terça-feira, 7 de junho de 2011

AS ESCOLAS DA NOSSA INFÂNCIA,.....









No tempo em que ainda não existia o ensino pré-primário, quando o nosso primeiro "encontro"com a escola, com os professores, com outros meninos(as) da nossa idade, acontecia no dia 7 de Outubro....., lá íamos nós, no primeiro dia de aulas, com batas brancas, acompanhados(as), normalmente pelas mães (porque os pais íam trabalhar), dar início àquela que era a fase mais importante das nossas vidas, naquele espaço que seria a nossa escola, pelo menos durante 4 anos......, "A NOSSA ESCOLA PRIMÁRIA"...

Era o primeiro salto para o mundo, era o primeiro contacto com outras pessoas que não fossem os familiares ou amigos mais chegados.....

Na Escola Primária passávamos quatros anos da nossa infância, aprendendo, brincando..., mas sobretudo aprendendo, sempre sob o enorme rigor dos professores...

Agora, decorridos mais de 50 anos, é bom voltarmos às nossas Escolas Primárias, mais que não seja para as admirarmos, por fora......

É muito bom pararmos defronte daqueles edifícios que continuam iguais e podermos dizer: "afinal tudo está igual ao que era..., as salas de aula são as mesmas, o espaço exterior para o recreio é o mesmo....e ali, naquele momento, conseguimos recuar no tempo 50 ou 60 anos e sentimo-nos, por instantes meninos(as) daquela época....

Há poucos dias tive o grato prazer de fazer isso mesmo e imaginar..., imaginar tanta coisa.....!!!!!


Foram belos momentos !!!!!!