quinta-feira, 30 de junho de 2011

NORDESTE BRASILEIRO/ESTADO DO CEARÁ


Depois de visitar, por várias vezes, vários Estados do Nordeste Brasileiro, nomeadamente, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahía, finalmente decidi-me pelo Estado do Ceará…..

Mas estava difícil tomar esta decisão, nem eu própria sei bem porquê…, mas havia qualquer coisa que me impedia, qualquer coisa que me dizia,”não vás”….

Mas fui e não me arrependo….

É claro que, tal como acontece nos arredores de todas as capitais dos Estados Nordestinos, a pobreza extrema, a degradação dos espaços, são uma constante e Fortaleza, infelizmente, não é uma excepção….

Ao deixar o aeroporto e enquanto o táxi não se afastou largos quilómetros para apanharmos uma via principal que nos levaria para um resort paradisíaco, foi com tristeza que atravessámos, becos, ruas e ruelas bastante degradadas…., enfim, situações que já vira antes mas que, cada vez que se repete, custa tomar contacto com aquela realidade…..

Mas é assim mesmo, aquilo é um Brasil diferente, é um mundo diferente e é preciso aprender a aceitar, muito embora isso nos custe….

Mas pronto, deixando agora a parte pior, relativamente à qual me recusei a tirar fotos precisamente para não ter a tentação de as publicar, será melhor então começar a falar da parte agradável da viagem.

É claro que a parte agradável consistiu, entre outras coisas, na visita à capital do estado: FORTALEZA.

É uma cidade muito simpática, bonita, lindos edifícios, eu diria até que é uma “cidade elegante”….Gostei do que vi.

E desta parte sim, há fotos que ilustram os locais agradáveis por onde passei e visitei, tais como, a Catedral (diferente de toda e qualquer igreja que até hoje já visitei no Nordeste, pois esta não comporta nem sequer uma grama de ouro, apenas lindos vitrais), o Centro de Arte e Cultura, o Mercado Central, a ponte dos Ingleses (agora em recuperação), a praia de Iracema, a Avenida Beira Mar, etc.





Pode-se dizer que é uma cidade bonita e vale a pena visitar.
Outro aspecto igualmente de grande interesse é a visita às Lagoas “Do Banana” e “Parnamirin”, a barra do rio Cauípe, os vários quilómetros de dunas (que mais faziam lembrar o deserto sahara) e os passeios pelas extensas praias desertas onde o mar, o areal e a mata são três elementos fundamentais que regalam os nossos olhos e dão ao nosso espírito a máxima tranquilidade….Ali, sentimo-nos em paz…. Temos aos nossos pés a natureza no seu estado mais puro….É simplesmente maravilhoso….




É de referir que nestes belos locais encontramos luxuosos condomínios com moradias que nos deixam entontecidos, que servem apenas para os seus proprietários passarem os fins de semana, aos quais os naturais de lá chamam, com uma certa graça "As Favelas dos Marajás de Fortaleza"....Enfim.., são as grandes diferenças que tanto nos perturbam....
É evidente que não é possível falar do Ceará sem falar do Sertão....
Muito há para dizer sobre o Sertão, mas acho que este rosto fala por si....

2 Comentários:

Às 30 de junho de 2011 às 22:44 , Anonymous Anónimo disse...

Por isso este blog esteve em ibernação...
Mas valeu a pena, pois ganhámos mais um excelente artigo e conhecimentos sobre locais lindissimos.
Parabens.

 
Às 2 de julho de 2011 às 12:02 , Blogger Andradarte disse...

Quantas vezes, depois de uma enorme queda, não temos uma agradável surpresa????
Deixou-me a pensar, este seu comentário no 'Palavras'....

De mansinho.....eu a vê-la pelo Algarve, e você
no Brasil.....Mulher Imprevisível....
Beijo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial