domingo, 27 de setembro de 2020

Voltei onde já estive...!!!



No dia 17 de Janeiro de 2019, passei por Cárquere, numa tentativa de visitar mais um belo exemplar do românico, fundado no século XII, o Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, que, mais tarde, passaria a ser (e assim continua) a Igreja Matriz daquela localidade.

Não obstante a impossibilidade de efectuar, nessa altura, a tão desejada visita ao que resta do complexo monástico de Cárquere (devido ao adiantado da hora), este monumento ficou na minha lista e na minha memória, para um dia mais tarde poder concretizar esta vontade...!!!

Decorridos quase 2 anos, eis senão quando, a oportunidade surgiu e, com imenso prazer, voltei ao local...!!! No exterior, tudo estava como eu havia encontrado da primeira vez: a imponência do monumento, a beleza da paisagem que o envolve e até o candeeiro que intitulei de "candeeiro que ilumina a serra", era o mesmo, apenas com uma pequena diferença resultante da hora do dia em que foi captada a imagem e algum nevoeiro que desta vez dificultou uma melhor apreciação da serra, ali tão perto...!!!

Mas o mais importante encontrei no interior desta  Igreja, cuja estrutura mistura vários estilos, desde a abóbada e a janela da capela-mor, de cariz gótico, aos portais principal e lateral e também às pinturas murais existentes, que representam Santo António, Santa Luzia e um conjunto de anjos, que já são do período  manuelino.




(O candeeiro que ilumina a serra -com uma paisagem bem diferente quando comparada com a foto de há 2 anos)












Também não podia deixar de entrar e apreciar o "Panteão" dos Resendes, cujo poder senhorial está bastante ligado a Cárquere.

É de realçar a fresta deste Panteão, vista do interior e exterior desta edificação.







Voltei onde já tinha estado e apesar de ter sido em circunstâncias bem diferentes, gostei muito do que me foi proporcionado visitar...!!!

 

1 Comentários:

Às 26 de fevereiro de 2022 às 20:03 , Blogger uatatabet disse...

Slot Machines For Sale Near Me - Pogo Nigeria
Find The Best Slot Machines For Sale Near 마틴배팅 Me 제목학원 - Pogo Nigeria - Find The Best Slot 슬롯 머신 게임 Machines For Sale Near Me - 스트라이크존 Pogo Nigeria 식보 1-3-4-6-6-7-8-8. 3-4-8-8-10-10-10-10-10.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial