terça-feira, 22 de setembro de 2020

Vale Encantado...!!!

 




O rio Bestança dá o nome a um lindíssimo vale e é considerado o rio menos poluído da Europa. Nasce na Serra de Montemuro, concelho de Cinfães, a cerca de 1230 metros de altitude e percorre uma extensão de quase 14 kms para desaguar no Rio Douro, entre a Aldeia de Pias e o lugar de Porto Antigo, também no mesmo concelho. 

O Vale do Bestança é único..., com muito para descobrir e onde, a cada momento, nos deixamos encantar pela imensa beleza da paisagem que nos envolve...!!! Talvez por isso a designação de "VALE ENCANTADO".














A típica Aldeia de Pias, freguesia de Cinfães, situa-se neste Vale Encantado, na margem esquerda do Rio Bestança e pela sua localização tão próxima deste curso de água, a sua principal actividade  sempre foi a agricultura. Além disso, e certamente pelo mesmo motivo, Pias foi uma importante povoação para diferentes classes sociais, a julgar pelas casas senhoriais que por ali ainda é possível encontrar, misturadas com outras cujas edificações se revelam bem mais humildes. As suas ruas são em lajeado granítico e se bem prestarmos atenção, ainda encontramos uma levada de água que atravessa toda a povoação, para a rega dos terrenos agrícolas.










Também, a uma pequeníssima capela românica, mesmo no centro da povoação, ninguém fica indiferente e o seu Centro Interpretativo Ambiental do Vale do Bestança (situado bem no cimo da aldeia), é a cereja no topo do bolo. É ali que melhor conseguimos avaliar todo o seu património e é ali que, verdadeiramente, se fica a conhecer no que consiste este Vale Encantado e o que ele representa para as populações de Pias e outras desta região.



 





Por tudo o que vi e ouvi, o Vale do Bestança apresenta-se diferente em cada uma das estações do ano, mas em todas elas e apesar dessas diferenças, a sua beleza impera...!!!


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial