Depois de uma interrupção de quase um mês, volto hoje de "alma lavada", pelas belas paisagens, pelas cores, pelos aromas, pela lição de história..., por tudo...!!!
A Vila de Belver deixou-me maravilhada pelo muito que tem para oferecer ao visitante e o seu Castelo, esse..., encantou-me...!!!



Designado por "Sentinela do Tejo", o Castelo de Belver foi o primeiro a ser construído pelos Hospitalários em território português e ergue-se sobre o Tejo.
Na sua construção foram utilizadas as mais avançadas soluções da arquitectura militar da época, o que garantia ao rei D. Sancho I uma enorme segurança para o eleger como um dos locais para depósito do tesouro real português, no seu testamento de 1212.
Conta a lenda que ali houve uma bela princesa que, um dia, chegada à janela da Torre de Menagem e descobrindo as maravilhas da paisagem que dali se desfruta, terá exclamado: Oh meu pai, que belo ver!"
Na verdade as paisagens são deslumbrantes...!!!
Digna também de visita e contemplação, é a Capela de São Brás, construída no interior do castelo, já no Século XVI, em cujo retábulo eram guardadas as relíquias trazidas da Terra Santa pelos Cavaleiros Hospitalários.
A história reza ainda que por este castelo terão passado a princesa Santa Joana (irmã de D. João II) e o Poeta Luis de Camões, no seu exílio de 1546.
E, antes de partir, mais um olhar sobre o Tejo....!!!