Voltei onde já estive...!!!
No dia 17 de Janeiro de 2019, passei por Cárquere, numa tentativa de visitar mais um belo exemplar do românico, fundado no século XII, o Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, que, mais tarde, passaria a ser (e assim continua) a Igreja Matriz daquela localidade.
Não obstante a impossibilidade de efectuar, nessa altura, a tão desejada visita ao que resta do complexo monástico de Cárquere (devido ao adiantado da hora), este monumento ficou na minha lista e na minha memória, para um dia mais tarde poder concretizar esta vontade...!!!
Decorridos quase 2 anos, eis senão quando, a oportunidade surgiu e, com imenso prazer, voltei ao local...!!! No exterior, tudo estava como eu havia encontrado da primeira vez: a imponência do monumento, a beleza da paisagem que o envolve e até o candeeiro que intitulei de "candeeiro que ilumina a serra", era o mesmo, apenas com uma pequena diferença resultante da hora do dia em que foi captada a imagem e algum nevoeiro que desta vez dificultou uma melhor apreciação da serra, ali tão perto...!!!
Mas o mais importante encontrei no interior desta Igreja, cuja estrutura mistura vários estilos, desde a abóbada e a janela da capela-mor, de cariz gótico, aos portais principal e lateral e também às pinturas murais existentes, que representam Santo António, Santa Luzia e um conjunto de anjos, que já são do período manuelino.
(O candeeiro que ilumina a serra -com uma paisagem bem diferente quando comparada com a foto de há 2 anos) |