O gosto que eventualmente possa ter pela fotografia e o gozo que dá ir à descoberta de bonitas paisagens (numa tentativa de obter registos que me satisfaçam), estão normalmente e sobretudo associados à enorme vontade de descobrir e conhecer um pouco mais do nosso património histórico....!!!
E o "gozo" e "gosto" por essa descoberta, serão tanto maiores, quanto menor e mais insignificante possa parecer o lugar a descobrir...!!!
Não raras vezes, a quietude e pacatez de alguns lugares, onde nada parece acontecer, são uma revelação imensa no que a "notas históricas" diz respeito e onde existem memórias de importantes factos que outrora marcaram a vida das populações....
E é o que podemos encontrar na pitoresca povoação da REDINHA, com os seus moinhos movidos pela corrente do Rio Anços (afluente do Arunca) e onde a água é um elemento natural de extrema importância, que nos persegue e acompanha para onde quer que nos dirijamos....!!!! É realmente uma verdadeira "riqueza"....
Mas de extrema importância é a sua história e, conhecê-la um pouco, é ficar a conhecer também um pouco melhor o nosso Património.....!!!!
Situada na base da serra de Sicó, concelho de Pombal e com uma beleza natural extraordinária, da qual fazem parte as oliveiras seculares, REDINHA conquistou o seu primeiro foral em 1159 (concedido por D. Gualdim Pais, mestre dos Templários), mas sabe-se que é habitada desde os tempos mais remotos (dada a existência de vestígios da época Neolítica) e que ali terá existido uma cidade romana....
A 12 de Março de 1811, esta Freguesia foi palco de uma violenta batalha (COMBATE DA REDINHA), protagonizada pelos generais Ney e Wellesley (Duque de Wellington), que comandavam, respectivamente, o exército francês e as tropas anglo-lusas, tendo as tropas francesas conseguido escapar pela estreita ponte de pedra, de 3 arcos, de origem românica (actualmente um verdadeiro "ex-libris"), após terem incendiado e saqueado toda a Vila.
O branco do casario, o verde dos pastos e florestas, a abundância de água, a rocha calcária de que é formada a Serra de Sicó (com as suas inúmeras grutas)..., tudo prende a nossa atenção e confere a este local um toque de beleza e rusticidade simplesmente maravilhoso.....!!!
É ainda de referir a existência da Capela da Senhora da Estrela, encravada na rocha da encosta da serra, a 350 metros de altitude e o miradouro com o mesmo nome, no cume da mesma, de onde é possível avistar as belas paisagens envolventes e até mesmo o mar da Figueira da Foz em dias em que o nevoeiro não se faz sentir....!!!