NORDESTE BRASILEIRO/ESTADO DO CEARÁ
Mas estava difícil tomar esta decisão, nem eu própria sei bem porquê…, mas havia qualquer coisa que me impedia, qualquer coisa que me dizia,”não vás”….
Mas fui e não me arrependo….
É claro que, tal como acontece nos arredores de todas as capitais dos Estados Nordestinos, a pobreza extrema, a degradação dos espaços, são uma constante e Fortaleza, infelizmente, não é uma excepção….
Ao deixar o aeroporto e enquanto o táxi não se afastou largos quilómetros para apanharmos uma via principal que nos levaria para um resort paradisíaco, foi com tristeza que atravessámos, becos, ruas e ruelas bastante degradadas…., enfim, situações que já vira antes mas que, cada vez que se repete, custa tomar contacto com aquela realidade…..
Mas é assim mesmo, aquilo é um Brasil diferente, é um mundo diferente e é preciso aprender a aceitar, muito embora isso nos custe….
Mas pronto, deixando agora a parte pior, relativamente à qual me recusei a tirar fotos precisamente para não ter a tentação de as publicar, será melhor então começar a falar da parte agradável da viagem.
É claro que a parte agradável consistiu, entre outras coisas, na visita à capital do estado: FORTALEZA.
É uma cidade muito simpática, bonita, lindos edifícios, eu diria até que é uma “cidade elegante”….Gostei do que vi.
E desta parte sim, há fotos que ilustram os locais agradáveis por onde passei e visitei, tais como, a Catedral (diferente de toda e qualquer igreja que até hoje já visitei no Nordeste, pois esta não comporta nem sequer uma grama de ouro, apenas lindos vitrais), o Centro de Arte e Cultura, o Mercado Central, a ponte dos Ingleses (agora em recuperação), a praia de Iracema, a Avenida Beira Mar, etc.
Pode-se dizer que é uma cidade bonita e vale a pena visitar.