Foi uma curta visita mas deu para apreciar os locais mais emblemáticos da capital alemã ...
Desde o Palácio Charlottenburg ao Muro, passando pelo Parlamento Federal, Checkpoint Charlie, Sede da Gestapo, Catedral Luterana, Praça Sony, Museu das Comunicações, Memorial do Holocausto, Ilha dos Museus, Konzert Haus, Palácio Bellevue, Coluna da Victória e Portão Brandenburg, tudo serviu para relembrar um pouco da história desta cidade...
Um lugar repleto de história que vale a pena (re)visitar... Esta visita foi apenas uma breve passagem que aguçou o apetite para uma outra, mais completa, mais pormenorizada, a este lugar tão nobre, uma vez que muito ficou por ver e muitas estórias por aprender...!!! Mas o Prof. Adolfo Conceição deixou-nos a promessa: "Vamos voltar". Ficamos à espera...
Da Serra da Vigia a Setúbal, é o percurso do Rio Sado, em toda a sua extensão... No entanto, um cruzeiro de apenas algumas horas a bordo do Galeão "Amendoeira", chegou para apreciar e fotografar bonitas paisagens...!!!
Situa-se no Concelho de Alcácer do Sal, mais concretamente na aldeia da Carrasqueira e é um ponto de atracção turística...!!!
Esta "grandiosa" construção em estacas de madeira, serve de ancoradouro a inúmeros barcos de pesca, que diariamente são usados pelos pescadores daquela zona, na sua faina...
Parece demasiado frágil e ao percorrermos aqueles passadiços fica-nos a sensação de que, a qualquer momento, toda aquela estrutura pode desaparecer debaixo dos nossos pés, mas curiosamente já existe há mais de 6 décadas e certamente que assim irá permanecer por muitas mais...!!!
Uma verdadeira "obra-prima" da arquitectura popular...
Hoje, uma deslocação até Alcácer do Sal, proporcionou-me uma interessante visita guiada pelo concelho, nomeadamente ao Castelo, uma fortificação que actualmente alberga no seu interior, a Pousada D. Afonso II e a Cripta Arqueológica.
Voltado para o Rio Douro e rodeado pelos Jardins do Palácio de Cristal, o Museu Romântico da Quinta da Macieirinha convida a uma visita calma e descontraída para melhor se sentir e apreciar aquele espaço bucólico e de rara beleza, onde Carlos Alberto de Sabóia-Carignano, Rei da Sardenha e avô de Dona Maria Pia, viveu os seus últimos dias (aquando do seu exílio). A paisagem que envolve esta edificação do século XVIII, é deslumbrante, pena é que o seu interior não possa ser visitado, pelo menos de momento, devido às obras de reabilitação que estão a decorrer... É uma visita a repetir...
Foi mandado edificar, em 1861, pelo Rei D. Luis, para a grande exposição internacional do Porto e, durante os 86 anos da sua existência, acolheu muitas outras, nomeadamente a das "rosas", a "agrícola" e a "colonial".
Foi, na sua época, um importante espaço de cultura e de lazer, tendo servido para a realização de inúmeros concertos...!!!
Não obstante a sua destruição ter ocorrido há 66 anos e no espaço desta construção nobre ter sido erguida uma nave em betão que passou a designar-se por "Pavilhão dos Desportos" e mais tarde "Pavilhão Rosa Mota", continua, ainda hoje, a ser conhecido pela sua primitiva denominação,
"O PALÁCIO DE CRISTAL"...!!!
Agora, como dantes, continua a valer a pena um passeio demorado pelos seus jardins...
No concelho de Olhão, ao longo da estrada nacional 125, mantém-se a tradição ancestral dos "Maios"...!!!
A sua origem perde-se no tempo e, segundo alguns, o "maio" era um boneco de palha de centeio, em torno do qual havia danças durante toda a noite do dia primeiro de Maio.
Actualmente é feito um concurso e atribuído um prémio ao "maio" mais votado...!!! Para serem apreciados por quem passa, estes bonecos, feitos em palha ou simplesmente de trapos, são colocados na beira da estrada, entre as localidades de Marim e Alfandanga.