Provavelmente terá sido, em tempos, uma mancha muito verdejante que dominava a paisagem.....!!!
Quem sabe se não foi mesmo esse o motivo de lhe ter sido atribuído o nome de: RAMALHAL....!!!
Situada a alguns quilómetros a norte de Torres Vedras, esta aldeia é realmente um lugar muito interessante...!!!
Ontem, um amigo, filho da terra (nascido e criado neste lugar), teve a gentileza de comigo percorrer as principais ruas desta simpática aldeia, explicando com detalhe todos os pormenores arquitectónicos, paisagísticos, religiosos, sociais e outros, concluindo eu, uma vez mais, que não basta passar-se de carro pelas estradas que atravessam as povoações..., é preciso parar e deambular pelos caminhos, ruas, calçadas...., é preciso conversar com quem conhece a realidade de cada lugar.....!!!
Mas esta freguesia do concelho de Torres Vedras, para além da simpatia das suas gentes, da beleza da paisagem e da forma "airosa" como se apresenta (tudo isto um bom motivo para se fazer uma visita ao local em qualquer época do ano), possui ainda outros atractivos para o visitante, sobretudo a partir do segundo fim de semana de Setembro, aquando dos festejos em honra de Nossa Senhora da Ajuda...
A decoração do recinto da festa do Ramalhal, distingue-se da de outras festas da região, pela "imponência" dos seus dois arcos enramados com murta, com uma altura que varia entre os 20 e os 30 metros. Desconhece-se em que época teriam sido estes arcos associados aos festejos, mas, segundo testemunhos vivos, há mais de uma centena de anos que os mesmos são integrados nesta manifestação religiosa....!!!
A sua construção é uma arte e uma tradição que já vêm de tempos longínquos e o seu levantamento (no primeiro dia da festa), constitui um momento emocionante e inesquecível para a população....!!!
Muito obrigada amigo Joaquim Cosme, pela sua disponibilidade e boa vontade para percorrer e mostrar cada canto e recanto da sua terra...!!!
Bem haja...!!!