domingo, 5 de junho de 2011

LIVRARIA LELLO - PORTO

A LIVRARIA LELLO, no Porto, foi fundada pelo cidadão francês ERNESTO CHARDRON, em 1869, que desde então se projectou como invulgar editor, publicando obras de relevo, nomeadamente uma grande parte das obras do grande romancista português, Camilo Castelo Branco.

Depois de várias vendas, sucessivas, foi em 1906 que, na Rua das Carmelitas, 144, no Porto, foi inaugurada a LIVRARIA LELLO & IRMÃO, num belíssimo edifício mandado construir propositadamente para esta finalidade.

Diz-se que, nesse dia, 13 de Janeiro de 1906,  (já lá vão 105 anos….), por volta do meio-dia, a baixa portuense acotovelava-se para ver, não só as individualidades mais destacadas das Letras Portuguesas, como também professores universitários, artistas, jornalistas, homens políticos e comerciantes do Porto, todos eles dirigindo-se para o interior da LIVRARILA LELLO, onde se procederia à solenidade de abertura.

 Já li algures que esta livraria é considerada a 3ª mais bonita do mundo…

E, na verdade, é uma autêntica obra de arte !!!!!!!!

Em estilo neogótico, possui uma magnifica fachada e, quando entramos no interior, sentimo-nos envolvidos por um ambiente acolhedor…

Numa vasta sala, com uma galeria que dá acesso a uma escada ornamental, correm algumas mesas que servem para exposição dos livros. Bancos em madeira revestidos a couro e estantes  a toda a altura desta sala perfazem o espaço interior de uma livraria actual, mas que guarda a memória do passado, pois nos pilares, à esquerda e à direita, distinguem-se os bustos de ilustres homens de letras, tais como: Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Tomáz Ribeiro, Teófilo Braga e Guerra Junqueiro.

O seu tecto lavrado, resguarda no centro uma luminosidade que provém do amplo vitral em que se desenha o ex-libris de LELLO & IRMÃO, LDA.

Ficamos deslumbrados não só com a riqueza de tons do grande vitral e com o recorte gracioso das janelas, como também com a balaustrada da galeria, com os grandes candelabros situados nos ângulos que demarcam esse espaço e com as linhas das ogivas que se entrelaçam no tecto sob os florões e terminam nas nervuras que correm pelos pilares……

Não há qualquer dúvida que: É UMA VISITA OBRIGATÓRIA.

Aqui ficam algumas fotos:

Livraria Lello Slideshow: Albertina’s trip to Porto, Northern Portugal, Portugal was created by TripAdvisor. See another Porto slideshow. Take your travel photos and make a slideshow for free.

1 Comentários:

Às 5 de junho de 2011 às 18:29 , Blogger Andradarte disse...

Mais um Post interessante....Não é Biblioteca,
mas ficava bem neste Post,

http://taisluso.blogspot.com/

Beijo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial