segunda-feira, 30 de maio de 2011

UM ILUSTRE OLHANENSE !!!!

FRANCISCO FERNANDES LOPES, nasceu em Olhão, em 27 de Outubro de 1884, onde permaneceu até 1965, vivendo os últimos anos da sua vida em Lisboa, onde viria a falecer no dia 6 de Junho de 1969, com 84 anos de idade.

Dentro de alguns dias (em 6 de Junho próximo), comemora-se então o 42º aniversário da sua morte e por isso, também como olhanense e orgulhosa de tudo o que à sua terra diz respeito, quero aqui recordar aquele que foi considerado um homem enciclopédico e genial, que se dedicou a estudar quase tudo, quase nunca saindo da terra que o viu nascer – OLHÃO.

Pode-se dizer que ele pôs a sua Vila de pescadores no mapa cultural, não só a nível nacional como até internacional.

Através das suas actividades ele “vendeu”, como até hoje mais ninguém conseguiu, a imagem da sua terra, nas décadas de 1920 a 1960, como se tratasse de uma autêntica Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, apenas dedicada a Olhão.


Vivia-se então um momento de grande prosperidade económica, atendendo ao labor das pescas e sobretudo à indústria conserveira e, nesse sentido, Francisco Fernandes Lopes foi também o homem certo no momento certo…

Embora sendo médico, notabilizou-se sobretudo como musicólogo, musicógrafo, historiador, filósofo, etnógrafo, inventor e muito mais…….

Foi sempre um aluno brilhante e em 1901, após o curso liceal, segue para Lisboa para continuar os seus estudos e torna-se então conhecido e admirado por figuras importantes do Século XX, nomeadamente os irmãos músicos Luis e Pedro de Freitas Branco, Almada Negreiros e Fernando Pessoa.

Licenciado com 18 valores pela Faculdade de Medicina em Lisboa, doutorou-se, em 1916, com 19 valores, com a tese “Drogas e Farmacopeia”, mas recusa os convites para leccionar nesta faculdade e regressa à sua Vila – “OLHÃO”.

Francisco Fernandes Lopes impressionava homens de grande craveira intelectual, como por exemplo Fernando Pessoa que, em três cartas datadas de 1919, o convida para um projecto de edição de uma revista sobre cultura portuguesa dedicada a estrangeiros.

É de referir que, para Fernando Pessoa, apenas Francisco Fernandes Lopes e, mais uns poucos, (nunca referidos, mas que seriam “quase” numericamente ninguém……), teriam os golpes de génio necessários para mostrar no estrangeiro a grandeza intelectual da cultura portuguesa.

Muito mais há para dizer sobre este grande nome da cultura, no entanto, desde já fica a promessa de que, brevemente, aqui será publicado outro texto, exclusivamente dedicado às actividades a que se dedicou ao longo de toda a sua vida….

1 Comentários:

Às 4 de setembro de 2011 às 19:41 , Anonymous Anónimo disse...

Olá. Também sou Fernandes Lopes e gostaria de saber se Fernando teve filhos, irmãos. Muito obrigado.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial