quarta-feira, 25 de maio de 2011

A CASA DE JAIME JORGE UMBELINO


Por ser uma forasteira em Torres Vedras, posso dizer que nada conhecia da vida deste grande Senhor JAIME JORGE UMBELINO, no entanto, através de informações obtidas junto de quem com ele conviveu, sabe-se que nasceu na Foz do Arelho e que, ainda muito pequeno (diz-se que com cerca de 5 anos de idade), veio com os seus pais e irmãos viver para Torres Vedras.

Oriundo de uma família humilde e de fracos recursos, cedo teve de começar a trabalhar, sobretudo porque o seu pai morreu quando ele era ainda muito jovem, e, na qualidade de filho mais velho, foi ele que, a partir de então, assumiu a responsabilidade do sustento da família.

 Era na verdade uma árdua tarefa e bastante pesada para um jovem….., mas com empenho, afinco e grande dedicação, ao trabalho e aos estudos, conseguiu alcançar os seus objectivos e ser aquilo que, afinal, todos os Torreenses conhecem dele, um excelente professor, homem de grande cultura, um homem de grande carácter….

Quando a sua vida lhe permitiu adquiriu esta casa, que foi a sua residência permanente, no entanto esse “grande homem” tão simplesmente teve o gesto nobre de a oferecer para que, após a sua morte, ela fosse transformada numa “CASA MUSEU”.

E aí a temos agora, com uma fachada lindíssima, alegremente colorida, ainda a aguardar as grandes obras que serão levadas a cabo para a concretização desse sonho, mas já aberta ao público, desde Fevereiro de 2011, para exposições/projectos (trabalhos executados com materiais reciclados).

Já esteve patente ao público a exposição/projecto “O FEIJOEIRO MÁGICO” e, desde o dia 7 de Maio e até ao próximo sábado, dia 28 de Maio, um novo projecto, denominado “TEMOS PENAS” encontra-se exposto para quem tiver interesse em visitá-lo.

É de referir que muitas têm sido as escolas que ali levam os seus alunos e, segundo registos efectuados, também o público em geral, tem feito muitas visitas.

Posso dizer que vale a pena…., eu já lá estive duas vezes e adorei!!!!

A quem ainda não teve oportunidade de passar por lá, aconselha-se vivamente a que o faça e levem as vossas crianças…..

Para aguçar o apetite a uma visita, aqui fica um slideshow com algumas fotos:

Casa Museu - Jaime Jorge Umbelino Slideshow: Albertina’s trip to Torres Vedras, Estremadura, Portugal was created by TripAdvisor. See another Torres Vedras slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.

1 Comentários:

Às 25 de maio de 2011 às 22:50 , Blogger Andradarte disse...

Passei por lá esta semana, mas não entrei, por
não saber de que se tratava.
Pois agora a visita fica prometida...
Obrigado Albertina.
Beijo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial