terça-feira, 10 de maio de 2011

QUINTA DA FIDALGA


A AUTITV visitou-a no passado dia 6, aquando da deslocação ao Seixal para o encontro de coros que ali se realizou, a convite da Universidade Sénior (UNISSEIXAL).

É um local paradisíaco, lindo mesmo……

A sua fundação remonta ao século XV, sempre com funções agrícolas e de lazer e surgiu associada a Paulo da Gama (irmão de Vasco da Gama), que se teria fixado nas terras do Seixal para assistir à construção de caravelas destinadas à descoberta do caminho marítimo para a Índia.

Já no século XVIII destacava-se pelos seus excelentes pomares de citrinos, com ruas cobertas de árvores silvestres, parreiras postas em latada e pelo sofisticado sistema de rega.

Distingue-se também pelo magnífico Lago de Maré, que constitui um monumento raro ou quase único na arquitectura hidráulica portuguesa.

Possui ainda uma capela que foi integrada no palacete em meados do século XX, com o interior revestido de azulejos do século XVIII e de reproduções também deste período, em substituição de outra capela mais antiga ali existente.

Em 1952, o palacete e os arruamentos da quinta tiveram intervenções arquitectónicas, que consistiram na distribuição de azulejos, de várias épocas, nomeadamente hispano-árabes, por diversos pontos da propriedade.

A partir de 2001 a Quinta da Fidalga passou a ser propriedade da Câmara Municipal do Seixal.

Vejamos então um slideshow de fotos tiradas no dia em que a AUTITV se deslocou a este belo local:



Quinta da Fidalga Seixal Slideshow: Albertina’s trip to Seixal (near Barreiro), Estremadura, Portugal was created by TripAdvisor. See another Barreiro slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

1 Comentários:

Às 11 de maio de 2011 às 21:50 , Blogger Andradarte disse...

Eu fui a essa visita...... virtualmente...agora.
Beijo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial