segunda-feira, 2 de maio de 2011

O PAI DA PANTERA CÔR DE ROSA

UM DOS MAIORES VULTOS DA BANDA DESENHADA PORTUGUESA


Depois de amanhã faz dois anos que faleceu um dos maiores vultos da Banda Desenhada Portuguesa.

Foi precisamente no dia 4 de Maio de 2009, aos 83 anos de idade.

Quem não se lembra de Vasco Granja?

São muitos os que, com certeza, se lembram e têm dele as melhores recordações de infância….

Desde criança que Vasco Granja se apaixonou pelo cinema. Como na altura não existia classificação etária nos cinemas, percorreu todos os que existiam em Lisboa.

No decorrer dos anos 50, associou-se ao movimento cineclubista. Em Lisboa, participava no aluguer de salas e na projecção de filmes obtidos através das embaixadas, os quais tinham sempre de passar pela censura.

Em virtude de o dinheiro proveniente dos bilhetes vendidos para tais filmes se destinar ao financiamento do movimento de resistência ao regime do Estado Novo, esteve preso durante seis meses, na prisão do Aljube.

Em 1974 deu início a um programa de televisão, denominado “CINEMA DE ANIMAÇÃO”, que viria a durar 16 anos, com mais de mil programas transmitidos, onde dava a conhecer a animação de todo o mundo, desde a que era realizada nos países do Leste da Europa, até à que era proveniente dos Estados Unidos da América.

Em 1975 criou um curso de cinema de animação, a partir do qual viria a nascer a “Associação Portuguesa de Cinema de Animação”.

Pode-se dizer que, quem gosta de Banda Desenhada, aprendeu a gostar com Vasco Granja….

Na época, especialmente para quem vivia na província, onde não existiam bibliotecas, nem videotecas e em que apenas existia a TV a preto e branco (o que na altura era um luxo), Vasco Granja teve a enorme capacidade de proporcionar, às crianças e jovens de então, tantas e tantas alegrias, não só porque lhes ensinou a “ver” a Banda Desenhada e a “gostar” daquela animação dos bonecos de plasticina que magicamente ganhavam vida, como também lhes deu a conhecer grandes nomes do cinema de animação…

Acredito que, a todos os que nessa época não perdiam nenhum dos seus programas, sentem hoje a falta do Vasco, para continuarem a saber o que, por esse Mundo, se faz em termos de animação.

Vasco Granja foi, sem dúvida, um grande ídolo da infância de todos os que “religiosamente” assistiam aos seus programas em frente ao pequeno ecrã.






1 Comentários:

Às 8 de maio de 2011 às 14:42 , Blogger leandro guedes disse...

Quem não se lembra deste Senhor da banda desenhada e dos documentários falados em linguas até então desconhecidas para nós...
Parabens.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial