PRAIA DA GRANJA
Tal como um dia, Sophia de Mello Breyner Andresen escreveu (no ano de 1944), em carta endereçada a Miguel Torga:
“A Granja é o sítio do mundo de que eu mais gosto. Há aqui qualquer alimento secreto…..”também eu quero aqui expressar a minha enorme admiração por este local: A PRAIA DA GRANJA.
É verdade…., ali parece existir, mesmo, “qualquer alimento secreto” ...!!!
Há relativamente pouco tempo tive oportunidade de fazer uma visita naquela área e, realmente, considero que é um sítio mágico…, não sei bem explicar a razão desta sensação!!!!….
É verdade…., ali parece existir, mesmo, “qualquer alimento secreto” ...!!!
Há relativamente pouco tempo tive oportunidade de fazer uma visita naquela área e, realmente, considero que é um sítio mágico…, não sei bem explicar a razão desta sensação!!!!….
- Serão os seus chalets do início do século passado (alguns infelizmente bastante degradados, para os quais não se vislumbra existir a mínima hipótese de poder vir a existir qualquer acção de reabilitação), ou os outros que se encontram cuidadosamente restaurados e por isso nos perdemos a admirá-los, sem nos cansarmos e sem darmos pelo tempo passar? Como é o caso do antigo Hotel da Granja, que hoje se encontra completamente restaurado (muito embora o fim a que se destina já não seja o mesmo, ou seja, apesar de manter a traça original foi transformado num edifício habitacional, conforme fotos de ambos que a seguir se publicam):
- Será o facto de sabermos que, gente ilustre…, monarcas, fidalgos, escritores (como foi o caso da família de Eça de Queiroz), ali tiveram as suas casas de veraneio ou até mesmo de habitação permanente?
Ao certo não sei o que é, mas que tudo ali me atrai, é uma realidade:
- Os lindíssimos painéis de azulejo que decoram todo o exterior da estação de caminho de ferro, encantam-me…
- A vegetação que envolve toda aquela zona e os belos exemplares de arquitectura do início do século XX, alguns deles com fachadas e varandas ornamentadas a madeira ou com ferro forjado, deslumbram-me….
- Depois…., a presença do MAR, sempre tão necessária….. e que pode ser admirado efectuando passeios a pé, pela marginal, num magnifico “passeio pedonal”, cuidadosamente arranjado, ou então num espectacular bar/café/restaurante situado mesmo sobre o mar, onde a vista, quer das esplanadas, quer do interior (todo envidraçado), nos convida a permanecer, mais que não seja para tomar uma qualquer bebida, ou fazer um pequeno lanche e aproveitar para relaxar, para conversar sobre tantas coisas belas e boas que o nosso país e a vida têm para nos oferecer…….
Enfim…., acredito que este local tenha sido (e continue a ser), uma fonte de inspiração para pintores, poetas, escritores, porque efectivamente o que ali se respira, é único, é mágico, só ali existe…!!!!
1 Comentários:
Local para mim desconhecido...mas que o vídeo
dá uma ideia da beleza do local...
Beijo
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial