sábado, 4 de junho de 2011

BONFIM

AS IGREJAS DO BONFIM
PORTO/SETÚBAL/SALVADOR DA BAHÍA
Igreja do Bonfim - Setúbal

Igreja do Bonfim - Porto
Igreja do Bofim - Salvador da Bahía
Todas com o mesmo nome!!!!!
O que terão em comum?

 A do Porto, dedicada ao Senhor do Bonfim e da Boa Morte, foi edificada entre os anos de 1874 e 1894, em substituição de uma capela que já existia naquele local desde 1786, a qual, por sua vez, fora antecedida por uma outra, muito pequena, construída em 1750, tendo esta última sido erguida para proteger um cruzeiro (levantado aproximadamente em 1741), onde estavam esculpidas as imagens de Cristo e Santa Maria Madalena.
A frontaria desta Igreja, lateralmente rematada por duas torres sineiras com 42,68 metros de altura, reveste certa grandiosidade de proporções, não obstante a singeleza decorativa.

O interior do templo é simples, mas proporcionado. Nave coberta por abóbada de tijolo. A capela-mor tem abóbada ornamentada com estuques e o retábulo, de gosto neo-clássico, tem painel que representa o Calvário.


Já a visitei uma vez, no dia em que tirei esta foto....... Gostei muito, mesmo...., quero lá voltar....

A de Setúbal, é uma Ermida situada a norte do Parque do Bonfim, inicialmente da invocação do Anjo da Guarda, onde passou, mais tarde, a ter por oração Jesus Cristo sob invocação do Senhor do Bonfim.
É uma construção do século XVII, de uma só nave, de paredes revestidas com azulejos da época Joanina, representando cenas do Antigo e Novo Testamento e boa talha dourada da segunda metade do século XVIII, no altar-mor.

A imagem de Cristo Crucificado, segundo a tradição, foi encontrada por uma mulher, entre pedaços de madeira que vieram ter à praia provenientes de algum navio naufragado.

Esta nunca visitei, mas para muito breve agendarei uma visita, porque acho que vale a pena...

A de S. Salvador da Bahía, é uma das mais tradicionais igrejas católicas da cidade, dedicada ao Senhor do Bonfim, padroeiro dos Baianos, é o maior centro da fé católica e por isso mesmo, um grande símbolo religioso do Estado da Bahía…
Esta igreja foi erguida a partir de 1745, tendo ficado concluída em 1772.

Diz a história que, a imagem do Nosso Senhor do Bonfim foi levada de Setúbal para o Brasil, pelo capitão-de-mar-e-guerra THEODOZIO RODRIGUES DE FARIA, na sequência de uma promessa que este fez ao Santo da sua devoção, caso sobrevivesse a uma forte tempestade.

Assim, em 18 de Abril de 1745, uma réplica da representação do santo existente em Setúbal (terra natal do referido capitão), foi levada para o Brasil e abrigada na Igreja da Penha até ao término da construção da Igreja do Senhor do Bonfim. Em 1754, o interior da igreja foi finalizado e a imagem foi transferida para lá em procissão, onde foi celebrada missa solene.

Construída em estilo neoclássico, com fachada em rococó, é uma típica igreja colonial portuguesa. Possui, tal como a do Porto, duas torres sineiras laterais.


 
A festa anual do Senhor do Bonfim realiza-se no segundo domingo de Janeiro (depois do Dia de Reis) e, como parte dos preparativos para esta festa, faz-se a tradicional “lavagem das escadarias e do adro da Igreja”, onde as Baianas despejam água ao som de toques e cânticos africanos.



 Esta é, sem dúvida, um "Monumento de fé". Já a visitei quatro vezes e uma dessas visitas coincidiu com o dia da festa do Senhor do Bonfim, tendo por isso assistido à "lavagem da escadaria e adro, que é efectuado pelas Baianas. ......É inesquecível !!!!!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial