BONFIM
AS IGREJAS DO BONFIM
PORTO/SETÚBAL/SALVADOR DA BAHÍA
Igreja do Bonfim - Setúbal |
Igreja do Bonfim - Porto |
Igreja do Bofim - Salvador da Bahía |
Todas com o mesmo nome!!!!!
O que terão em comum?
A frontaria desta Igreja, lateralmente rematada por duas torres sineiras com 42,68 metros de altura, reveste certa grandiosidade de proporções, não obstante a singeleza decorativa.
O interior do templo é simples, mas proporcionado. Nave coberta por abóbada de tijolo. A capela-mor tem abóbada ornamentada com estuques e o retábulo, de gosto neo-clássico, tem painel que representa o Calvário.
Já a visitei uma vez, no dia em que tirei esta foto....... Gostei muito, mesmo...., quero lá voltar....
A de Setúbal, é uma Ermida situada a norte do Parque do Bonfim, inicialmente da invocação do Anjo da Guarda, onde passou, mais tarde, a ter por oração Jesus Cristo sob invocação do Senhor do Bonfim.
É uma construção do século XVII, de uma só nave, de paredes revestidas com azulejos da época Joanina, representando cenas do Antigo e Novo Testamento e boa talha dourada da segunda metade do século XVIII, no altar-mor.
A imagem de Cristo Crucificado, segundo a tradição, foi encontrada por uma mulher, entre pedaços de madeira que vieram ter à praia provenientes de algum navio naufragado.
Esta nunca visitei, mas para muito breve agendarei uma visita, porque acho que vale a pena...
A de S. Salvador da Bahía, é uma das mais tradicionais igrejas católicas da cidade, dedicada ao Senhor do Bonfim, padroeiro dos Baianos, é o maior centro da fé católica e por isso mesmo, um grande símbolo religioso do Estado da Bahía…
Esta igreja foi erguida a partir de 1745, tendo ficado concluída em 1772.
Diz a história que, a imagem do Nosso Senhor do Bonfim foi levada de Setúbal para o Brasil, pelo capitão-de-mar-e-guerra THEODOZIO RODRIGUES DE FARIA, na sequência de uma promessa que este fez ao Santo da sua devoção, caso sobrevivesse a uma forte tempestade.
Assim, em 18 de Abril de 1745, uma réplica da representação do santo existente em Setúbal (terra natal do referido capitão), foi levada para o Brasil e abrigada na Igreja da Penha até ao término da construção da Igreja do Senhor do Bonfim. Em 1754, o interior da igreja foi finalizado e a imagem foi transferida para lá em procissão, onde foi celebrada missa solene.
Construída em estilo neoclássico, com fachada em rococó, é uma típica igreja colonial portuguesa. Possui, tal como a do Porto, duas torres sineiras laterais.
A festa anual do Senhor do Bonfim realiza-se no segundo domingo de Janeiro (depois do Dia de Reis) e, como parte dos preparativos para esta festa, faz-se a tradicional “lavagem das escadarias e do adro da Igreja”, onde as Baianas despejam água ao som de toques e cânticos africanos.
Esta é, sem dúvida, um "Monumento de fé". Já a visitei quatro vezes e uma dessas visitas coincidiu com o dia da festa do Senhor do Bonfim, tendo por isso assistido à "lavagem da escadaria e adro, que é efectuado pelas Baianas. ......É inesquecível !!!!!
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial