TAVIRA
CIDADE DAS 32 IGREJAS
Esta cidade algarvia foi conquistada aos árabes por Paio Peres Correia, que tomou o seu Castelo, e do qual restam as suas muralhas.
De origem antiquíssima, Tavira delicia os seus visitantes com o seu belo centro histórico.
Sendo uma das mais típicas cidades algarvias, apresenta-se de tal modo pitoresca, que um calmo passeio pelas suas ruas não deixa de ser apetecível, pelas lindas casas, varandas, telhados, azulejos, etc.
A propósito dos interessantes telhados das casas mais antigas, os quais enchem de pitoresco a zona histórica da cidade, é de referir que, cada casa pode ter vários pequenos telhados, justapostos e alinhados em sequência, ao longo da fachada.
São os chamados “telhados tesoura”, constituídos por pequenos telhados de quatro águas, bastante inclinados, que formam uma bicuda quadrangular. Nunca cobrem a totalidade da construção e cada um corresponde a uma divisão da casa.
Estes telhados estão associados à influência cultural do oriente longínquo, como testemunho dos cruzamentos culturais propiciados pela expansão marítima a partir do século XV.
Uma passagem pelas igrejas é como que indispensável, sendo dignas de nota, entre outras, a Igreja das Ondas, a de Santo António, com os seus conjuntos escultóricos de tamanho natural ilustrando a vida do Santo, a de São Paulo, que contém belas pinturas de Rasquinho, pintor algarvio nascido em Loulé, a de S. Francisco, a de Santa Maria do Castelo, edificada sobre uma mesquita árabe e contendo várias imagens antigas, azulejos e valiosas peças de ourivesaria e obviamente a Igreja da Misericórdia.
Igreja de S. Paulo
Ainda dignos de nota são o Palácio-Galeria, junto ao Castelo, o Convento do Carmo, com a sua magnífica igreja forrada a talha.
Uma pequena viagem de barco pode levar o visitante à Ilha de Tavira, a tornar-se convidativa pelo sossego que proporciona. Dali se avista Santa Luzia, uma grande aldeia de pescadores com uma bela aparência, assim vista à distância.
Perto da Luz de Tavira, aldeia conhecida pela sua igreja, sobretudo pelo seu portal lateral e como local de peregrinação dos devotos de Nossa Senhora da Luz, cuja imagem de jaspe ali se venera, pode encontrar-se a bela ruína da Torre de Aires de onde, ao pôr-do-sol, se disfrutam admiráveis panoramas.
E então?
Quem é que conhece bem esta maravilhosa cidade algarvia?
Quem é que conhece bem esta maravilhosa cidade algarvia?
1 Comentários:
As coisas que ela sabe....Essa dos telhados..
cada um para sua divisão...nunca eu advinharia...
Aprender até morrer....
Beijo
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial