sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

VISITA AO PASSADO



Nesta quadra que agora atravessamos, é muito comum, todos ou quase todos os que estão longe das suas terras, regressarem às origens por uns dias, para a consoada com os familiares mais chegados e também para poderem ir aos lugares outrora por eles frequentados, onde lhes vem à memória, a família, as brincadeiras da infância, os passeios e convívios da juventude, enfim, as boas e belas recordações do passado.
Acontece com todos nós……, irmos visitar o passado……e é muito bom fazê-lo, embora tantas e tantas vezes o que encontramos, é tão pouco…., é quase nada….
Este poema, de “autor desconhecido”, retrata  na perfeição, uma dessas “visitas ao passado”

VISITA AO PASSADO

Fui ver como ainda encontrava
O lar que eu tanto adorava
A casinha onde eu nasci,
Levava as recordações
Lembranças de gerações
Mas pouco encontrei e vi

Já não existe a lareira
Nem o meu avô à beira
Para se aquecer assentado,
Vi cartas de amor esquecidas
De outros tempos de outras vidas
E o lugar abandonado

Refloresce a buganvília
Essa herança de família
Que me dera sombra outrora,
O alecrim e a roseira
Vivem sem ninguém à beira
Só a solidão lá mora

Minha alma comovida
De passo a passo à deriva
Como se cumprisse um fado,
Sinto a memória enevoada
Tudo sei mas não sei nada
Fui visitar o passado.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial