segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MÚSICA E DANÇA POPULARES


 
FOLCLORE ALGARVIO
A multiplicidade de contactos com outros povos, através das sucessivas invasões e das viagens empreendidas pelos algarvios de espírito aventureiro, veio enriquecer a cultura do Algarve, de um modo geral e a música e dança, em particular.
Assim, ao som do acordeão e do tilintar dos ferrinhos, as gentes bailam, animando os espaços onde se encontram……
É contagiante o ritmo e a velocidade das danças e é surpreendente descobrir as duas facetas do “algarvio”: que sabe explodir de alegria, mas que também revela no canto, a melancolia com que contempla o seu horizonte de mar sem fim….
O movimento apressado da música e o colorido dos trajes são a alegria do folclore algarvio.
O Corridinho, o Baile de Roda e o Baile Mandado, este último em que os dançarinos executam os movimentos que lhes dita o mandador, são as danças que melhor identificam o Algarve.
Assim, sob um sol intenso ou sob um céu estrelado, ouve-se o tilintar dos ferrinhos, o acordeão solta as notas endiabradas do corrinho e os pares começam a rodopiar.
São inúmeros os Ranchos Folclóricos que existem em todo o Algarve, mas os mais antigos (que já contam com mais de 60 anos de existência) e que tão bem têm representado a província do Algarve, não só de norte a sul de Portugal, mas também por toda a Europa e até na Ásia e África, são os Ranchos Folclóricos de Faro, da Luz de Tavira, do Calvário (Barlavento Algarvio) e de Moncarapacho – Olhão, este último, já com 63 anos de existência.
Raiz de uma expressão cultural, o folclore é um espectáculo único, apreciado por todos os que têm oportunidade de conhecer a sua genuinidade, pelo que se considera de bastante interesse, para quem aprecia música e dança populares.
Por isso, para quem ainda não conhece, ou conhece mal, aconselha-se a que assista a um espectáculo de folclore algarvio, cheio de vida e de côr……

1 Comentários:

Às 21 de dezembro de 2010 às 23:09 , Blogger alcinda leal disse...

É isso mesmo "o movimento apressado da música e o colorido dos trajes são a alegria do folclore algarvio" e as piadinhas do baile mandado põem-lhe um pouco de sal...
Desde criança que gosto do folclore algarvio por todas as razões que refere, Albertina!
Ainda bem que nos lembra.
Beijinhos
Alcinda

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial