quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

TEATRO LETHES - FARO

BREVE HISTÓRIA
Para os naturais de Faro, ou para aqueles que residem nesta cidade, o Teatro Lethes é um espaço sobejamente conhecido de todos, no entanto, para os que nunca visitaram a capital do Algarve, ou, para os que o fizeram de uma forma rápida e superficial, é provável que não tivessem tido o privilégio de visitar este magnífico edifício e de nele assistir a um qualquer espectáculo teatral ou musical e muito menos conhecer um pouco da sua história.
Tudo começou em 1599, quando em Faro foram restauradas umas casas antigas, que serviram para instalar um Colégio e uma Igreja da Companhia de Jesus, que permaneceu naquele local até 1773.
A partir de 1779 essas mesmas casas passaram a ser habitação dos Padres Marianos ou Carmelitas Descalços.
Mas, por volta do ano de 1804, numa terrível noite de tempestade, naufragou ao largo da costa algarvia um navio veneziano onde viajava um jovem médico de Veneza, de seu nome LÁZARO DOGLIONI, que se deslocava a Inglaterra para aprofundar os seus estudos.
Na sequência desse naufrágio, os sobreviventes foram entregues ao Cônsul de Veneza na cidade de Faro, e, durante a convalescença, o jovem Lázaro Doglioni tornou-se amigo de um dos mais ilustres habitantes da cidade (Guilherme B. Crispim), por cuja filha, Maria, se interessou, tanto mais que esta jovem era herdeira de uma das maiores fortunas do Reino.
Apesar da discordância da família da noiva, e depois de várias peripécias, o casamento foi consentido, pelo que, de um momento para o outro, Lázaro Doglioni  passou a dispor daquela enorme fortuna, o que lhe permitiu dedicar-se ao fomento das artes. Como era amante de música e de ópera, decidiu criar em Faro um teatro destinado a esse fim, de modo a poder rodear-se do ambiente boémio semelhante ao da sua terra natal (Veneza).
Assim, em 1843, adquiriu, em hasta pública, o referido edifício e de imediato deu início às obras de transformação e restauro, as quais duraram até 1845, ano em que o Teatro Lethes foi inaugurado.

LETHES é a designação de mítico rio, cujas águas tinham o poder mágico de apagar da lembrança das almas, os reveses e as agruras da vida.

Tendo como modelos o Scala em Milão e o São Carlos em Lisboa, a capela passa a sala de espectáculos, para estranheza da população local que não esperaria tal transformação.

No entanto, o resultado final é encantador e Faro ganhou um teatro com um palco e uma plateia delicadamente trabalhados, com capacidade para quinhentos espectadores e com duas ordens de camarotes.

O seu promotor quis ainda deixar à vista de todos a máxima latina MONET OBLECTANDO, que significa: – "Instruir Divertindo", que mandou inscrever no frontão exterior do edifício.

O Teatro Lethes é uma autêntica jóia arquitectónica da cidade de Faro e uma relíquia que deve ser preservada e promovida com a arte que ali se representa.
VALE  MESMO A PENA VISITAR..........

3 Comentários:

Às 23 de dezembro de 2010 às 18:22 , Blogger alcinda leal disse...

Tenho ido muitas vezes a Faro mas nunca vi este teatro!
Até me parece que há um outro teatro em Faro cuja companhia se chama teatro das Figuras(????)...
Fica naquela parte antiga, intra-muros?
Tenha um bom Natal!
Bjs
Alcinda

 
Às 23 de dezembro de 2010 às 18:53 , Blogger Albertina Granja disse...

Olá Alcinda, tudo bem?
O Teatro das Figuas, não é este.
O Teatro das Figuras situa-se à entrada de Faro, na zona do Forum Algarve, é o novo teatro municipal e chama-se "Teatro das Figuras", porque o local onde foi construído, era uma antiga Quinta com o mesmo nome (Quinta das Figuras.
O Teatro Lethes não fica situado intra-muros, mas sim mesmo no centro da cidade.
Tenha um Bom Natal.
Se não conhece, aconselho uma visita....Vale a pena
Beijinhos
Albertina Granja

 
Às 24 de dezembro de 2010 às 13:07 , Blogger leandro guedes disse...

A Albertina está a mostrar-se uma excelente embaixatriz do seu Algarve, dando a conhecer uma outra face que não apenas as praias.
Quem ler este seu blog vai concerteza ficar com curiosidade em voltar lá, em época de mais sossego e assim poder apreciar tanta riqueza gastronómica, cultural, paisagistica.
Parabens mais uma vez por tão excelente trabalgo.
Feliz Natal
Bom Ano de 2011.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial