sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ALDEIAS ALGARVIAS COM HISTÓRIA

ESTOI
Estoi, aldeia e freguesia do concelho de Faro na sua zona rural, estende-se desde a fértil Campina de Faro, até aos picos dos cerros de São Miguel, Malhão e Guelhim, que constituíam, desde a Antiguidade, os faróis indispensáveis à navegação e que são verdadeiros miradores naturais dessa Riviera que é o litoral Algarvio.
A sua localização, associada à boa qualidade de solos e à existência de várias fontes riquíssimas de águas, foram parâmetros que levaram a que a zona fosse fortemente povoada desde os tempos mais remotos, como atestam achados arqueológicos.

Julga-se que foram essas condições privilegiadas que levaram, durante o Domínio Romano, à construção da "Villa Milreu".

Trata-se da mais rica "villa" rústica, desse período, existente no país, com uma vasta área de construções agrícolas, lagares de vinho e azeite, palácio dotado de termas, com pavimentos integralmente revestidos a mosaico policromo, paredes com estuques pintados, decorada com estatuária Imperial e um templo de construção erudita.


Crê-se ter sido a habitação do governador romano OSSONOBA e que provavelmente este era aparentado com a família Imperial.



Em períodos posteriores, Estoi continuou a ser escolhida pelas famílias mais nobres para ali construirem as suas casas apalaçadas, onde viviam pelo menos uma parte do ano.



 O Palácio de Estoi, de estilo Barroco, é a mais significativa jóia da arquitectura civil, construída nessa época, na zona a sul do Tejo, mandado edificar por Francisco José Pereira do Carvalhal e Vasconcelos, Fidalgo da casa real, que aqui constituíu residência.

Mais tarde este palácio passou a ser propriedade do Visconde de Estoi, José Francisco da Silva e, em 1987, foi adquirido pela Câmara Municipal de Faro.
Hoje nele podemos encontrar uma lindíssima Pousada, em que o melhor do moderno e do antigo se combinam na perfeição.
O Palácio em si inclui jardins e pavilhões de chá ao estilo de Versailles.

Além desta preciosidade arquitectónica, na aldeia de Estoi pode-se ainda visitar a sua Igreja matriz, Renascentista, dotada hoje em dia de majestosa fachada neoclássica, com projecto do arquitecto italiano Francisco Xavier Fabri.

A Igreja de Estoi encontra-se rodeada por um conjunto de casas nobres e imponentes, semelhantes a muitas outras espalhadas pela aldeia e que dão à sua Praça da Liberdade, a “Sala de Visitas” da terra, uma enorme dignidade.






0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial