quarta-feira, 25 de março de 2020

Convento e Igreja de São Francisco ...!!!


Igreja e Convento de São Francisco


Alguns anos já passaram desde a minha última visita à  cidade de São Salvador.

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
Das várias vezes que me lembro de ter viajado pelo Estado da Bahía, creio que, apenas numa delas, não visitei o Convento e Igreja de São Francisco, Património da Humanidade e considerada uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo.
Trata-se de um complexo religioso, provavelmente fundado por volta de 1587, ano em que chegaram a São Salvador os primeiros discípulos de São Francisco, mas que, algumas décadas depois, após a invasão holandesa de 1624, todas as dependências ficaram reduzidas a escombros, verificando-se então a necessidade de empreender a reconstrução destas edificações.
Com uma localização privilegiada, no amplo Largo do Cruzeiro, sentimo-nos, logo à chegada (especialmente se já em outros momentos a visitámos), impulsionados por entrar e admirar a enorme riqueza que ostenta no seu interior e a exuberante e preciosa decoração, na qual se calcula ter sido utilizada uma tonelada de ouro…!!!

 




O interior da Igreja é composto por imagens policromadas de mestres baianos, obras-primas de arte sacra, muito jacarandá esculpido e duas pias doadas por D. João V, Rei de Portugal.

 No que a púlpitos e tectos diz respeito, espero que as imagens falem por si, no entanto é de realçar que, de entre as várias capelas ali existentes, uma é particularmente especial, por ser a de Nossa Senhora da Conceição.








Este, é sem dúvida alguma, um templo que atrai diariamente inúmeros turistas, que ficam fascinados por uma das mais espectaculares expressões do Barroco Brasileiro.

No que se refere ao Convento, foi construído em torno de um claustro quadrado, inspirado nos claustros portugueses do século XVI, decorados com ricos painéis de azulejos, sendo ainda de realçar a grande sala  que dá acesso ao convento, pela importante pintura do seu tecto, atribuída a José Joaquim da Rocha, onde está representada uma aula magna universitária, em que se debate o privilégio da isenção da Virgem Maria do pecado original.





Enfim..., voltei e recordei alguns pormenores (de outros, apenas tinha uma vaga ideia), no entanto, uma vez mais, foi bastante gratificante poder revisitar…


1 Comentários:

Às 27 de março de 2020 às 15:30 , Blogger leandro guedes disse...

Obrigado pela partilha.
Parabéns pelo texto e fotos.
LG.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial