terça-feira, 10 de março de 2020

Retalhos..., apenas alguns...!!!


O "hoje", o "momento presente", o "agora", são a grande força e a razão do meu ser, do meu sentir,  da minha existência..., e, mesmo nas coisas mais insignificantes que a vida me possa proporcionar, nelas deposito toda a esperança daquilo que desejo alcançar, realizar e sempre com uma enorme convicção de que irei e chegarei onde quero. 
Mas, não obstante tudo isso, a essência do meu sentir sempre esteve, está, e acredito que continuará a estar, muito ligada ao passado...!!! 
Não me refiro em concreto ao "meu passado", porque esse, no "meu presente", faço dele a gestão que considero mais adequada, não esquecendo obviamente os afectos, as vivências, e avivando as minhas melhores memórias daqueles que de mim fizeram o que, de melhor ou pior, me tornei e aquilo que hoje sou...

O passado passou, morreu, não existe, disso ninguém duvida e eu também não, mas move-me um enorme fascínio, um gosto desmesurado e sempre uma curiosidade imensa, por ir ao encontro, de "passados remotos", de memórias e vivências de quem, ao logo dos tempos, teve, pelas mais diversas razões (de sabedoria, tenacidade, carácter, culturais artísticas e outras), histórias incríveis de vida, às quais (nalgumas situações), é muito fácil chegar, pelos inúmeros testemunhos existentes, que, felizmente, e para memória futura, se constata haver grande preocupação na sua preservação...

E é por isso que, de quando em vez, tento arranjar forma de "ir por aí", na "Rota de uma qualquer celebridade", para chegar aos espaços e legados que, não só me proporcionam um enorme prazer  (diria mesmo, uma grande honra por poder admirá-los), como também, das conclusões que retiro (da minha modesta apreciação) e que me permitem "desenhar" a imagem/personalidade final, de pessoas por quem sempre tive grande admiração.

Há já algum tempo que fazia parte dos meus planos visitar a Casa Museu de Fernando Namora, um dos grandes vultos da literatura portuguesa: Médico, Romancista, Ensaísta, Poeta, Pintor, Caricaturista, e sobretudo um Grande Humanista, e, finalmente, há alguns dias, fiz-me ao caminho para concretizar esse tão simples e modesto desejo.
Cheguei ao local e deparei-me com uma pequena e humilde casa, onde nasceu e viveu até aos 12 anos de idade, o menino que tinha o sonho de ser Arquitecto, mas que, por imposição da família (especialmente da mãe), cursou Medicina. 
Mesmo no centro de Condeixa, ali estava, diante dos meus olhos, um "espaço" que, visto do exterior, pouco ou quase nada parecia ter para me revelar, mas não foi o que aconteceu..., a surpresa foi enorme com tudo o que vi e ouvi numa visita guiada com grande profissionalismo e um profundo conhecimento do que foi a vida daquela família, a obra deste grande Senhor e os inúmeros retalhos da sua vida repartida pelos locais mais diversos, quer enquanto estudante, quer depois já em pleno exercício da sua actividade...!!! 
O ano passado comemorou-se o centenário do seu nascimento e a sua pequena e humilde casa (casa dos seus pais, que no rés do chão tinham um pequeno negócio e no primeiro andar com apenas dois quartos servia de residência), tão humilde quanto ele, mas ao mesmo tempo tão rica, está aberta para todos os que o admiram, repleta de lembranças,  desde condecorações que lhe foram feitas em vida e também a título póstumo, como ainda o mobiliário, equipamento e inúmeros trabalhos manuscritos e dactilografados de toda uma vida, tão plena...!!! 
Mais uma experiência que me preencheu...!!!










0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial