quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

A Beleza das Beiras... (parte 1)


Quando percorremos as Beiras, é fácil sentirmo-nos deslumbrados pela beleza destas regiões...!!!
As paisagens encantam e convidam à contemplação; as aldeias, vilas e cidades apresentam-se cuidadas e com contrastes de rara beleza no que às edificações diz respeito, desde as casas mais simples aos grandes e luxuosos palácios e obviamente ao riquíssimo património religioso..., enfim, a oferta é tanta que se torna difícil satisfazer a curiosidade e o desejo de tudo visitar e poder chegar a todo o lado, sobretudo quando o factor tempo nos limita.
Mas se por agora me centrar apenas na Beira Alta e na sua Capital de Distrito, Viseu (a cidade jardim, como é conhecida), muito há para contar e mostrar através dos registos fotográficos possíveis...

E começando pela sua bonita e monumental Sé Catedral, de origem românica, somos desde logo surpreendidos pela interessante mistura de estilos arquitectónicos ali existentes.
Trata-se de um monumento em granito que data do Século XIII, mas que, até ao século XVIII, foi sofrendo alterações várias. As suas duas torres são primitivas, já o seu interior, do Século XVI, nos deslumbra com belos detalhes manuelinos, enquanto que a fachada posterior e o piso superior dos claustros, datam dos Séculos XVII e XVIII, respectivamente.













0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial