terça-feira, 19 de março de 2019

Mais uma aventura...!!!


ALPRIATE, uma localidade na freguesia de Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira, é um lugar muito pacato, mas cheio de encantos...!!!

Por ali encontrei de tudo um pouco: gente simpática; comida simples mas deliciosa; "pequeninos" recantos de encantar (que me fizeram recordar as belas paisagens que existem por todo o Nordeste Brasileiro - a natureza no seu estado mais puro)...


 e, a parte melhor, foi mesmo encontrar e entrar na "Quinta do Duque", um belíssimo espaço de recreio dos Duques de Lafões...


Fiquei impressionada com o que vi...!!!

Primeiro, tive de me "concentrar", para melhor apreciar tudo o que estava a surgir diante de mim, com um olhar profundo e tentando recuar no tempo para poder imaginar como teria sido maravilhoso aquele palácio que agora se apresenta completamente em ruínas e como se viveria por ali (na época dos Duques de Lafões), naquele espaço, para o qual não tenho palavras para o descrever nem adjectivos para o qualificar...!!!

Trata-se de um notável conjunto edificado que, para além do solar residencial, possuía ainda outras construções utilitárias, agora completamente destruídas, mas que, mesmo assim, dá para percepcionar a sua enorme dimensão.




E, como todas estas situações me tocam de uma forma muito especial..., várias vezes, entrei, saí e voltei a entrar naquele "palácio", admirei-o e fotografei-o de todos os ângulos possíveis, percorri a propriedade  por todos os lados (igualmente em pleno estado de abandono), detive-me a admirar os espaços onde ainda se vislumbram restos daquilo que outrora foram belos jardins e as alamedas que, a partir do edifício residencial, se estendiam em direcção às zonas mais "rurais ou de cultivo"... (nem sei bem como devo classificar, mas acredito que aquela extensa propriedade fosse cultivada, a julgar pelo que ali ainda resta de uma antiga nora com engenho)...!!!



Ora bem, mas como as imagens podem dizer muito mais do que as palavras, aqui ficam alguns registos desta minha "aventura"...






































2 Comentários:

Às 23 de março de 2019 às 17:12 , Blogger CÉU disse...

Conheço a zona, moro na mesma linha, mas faz-me pena o estado em k se encontra a Quinta do Duque. Que abandono! Não percebo pke é que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que é socialista, não lança mãos à obra? É socialista, mas não com o meu voto, devo dizer-lhe.

A Albertina está mto bem na foto. Tem ar de realeza. Um sorrisinho, vá lá!

Beijinho e continue nos seus passeios, que são mto úteis para nós.

 
Às 23 de março de 2019 às 18:22 , Blogger Albertina Granja disse...

É de facto uma pena que não haja uma solução para esta "maravilha"...!!!
Infelizmente, como esta, muitas outras encontramos por esse país e ninguém faz nada por elas...
Obrigada pelo seu comentário
AG

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial