sexta-feira, 15 de março de 2019

Um cenário de encanto natural,,,!!!

É o que agora apresento na foto que encima este blog.

Como este..., outros, e talvez ainda mais belos, poderemos encontrar por todo o país, por isso, quando me é possível, gosto de pisar esses lugares, onde a natureza sempre me surpreende...!!!

Neste caso trata-se da "Vala Real", mandada construir pelo Marquês de Pombal, que liga a Azambuja ao Rio Tejo e que, na época, foi de grande utilidade para o tráfego que se fazia entre Lisboa e Constança.



Na sequência da construção deste canal e ainda durante o reinado de D. José, na segunda metade de século XVIII, iniciou-se a construção do "Palácio da Vala Real" ,cujas obras terminaram nas duas primeiras décadas do século XIX, precisamente no reinado de D. Maria.

Esta magnifica edificação foi pensada com o objectivo de, não só servir de entreposto comercial, contribuindo deste modo para reforçar o tráfego que por ali se fazia sentir, mas também para servir de estalagem e para ser usado durante períodos de repouso, por parte de figuras ilustres, que ali queriam passar algum tempo num cenário de encanto natural...!!!









O Palácio da Rainha (como é conhecido), encontra-se abandonado desde o início do século XX e completamente em ruínas..., apenas com um aviso de: "perigo de derrocada"...!!!


Mesmo assim, toda a beleza natural que o envolve, prendeu-me por ali algum tempo e por ali andei, fotografei o que foi possível e admirei aquele lugar maravilhoso que outrora também tantos apreciaram, de entre eles, o Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia, que, ao que se sabe, eram frequentadores assíduos deste espaço...!!!










2 Comentários:

Às 16 de março de 2019 às 23:29 , Blogger José Patrício disse...

Fico com vontade de visitar este «rincão» da nossa terra... Faz bem em nos oferecer estes passeios, com as imagens e as suas impressões.

 
Às 17 de março de 2019 às 13:30 , Blogger Albertina Granja disse...

Muito obrigada pelo seu comentário.
Este é, na verdade, um "rincão" que merece ser visitado, aliás como tantos outros por este país fora, em semelhantes condições de degradação, mas cada um com a sua história...
Bom fim de semana
AG

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial