Um megalómano projecto, inacabado...!!!
"ALCOENTRINHO", era assim que se chamava a freguesia a que hoje se dá o nome de "MANIQUE DO INTENDENTE" (por se situar muito perto de Alcoentre e entre elas existir alguma relação).
Acontece que, em 1791, a Rainha D. Maria I concedeu esta povoação, ao seu Intendente Geral da Polícia, Diogo Inácio de Pina Manique, a qual passou a chamar-se, em sua honra, "MANIQUE DO INTENDENTE".
Diogo Inácio de Pina Manique, pretendia fazer daquele lugar uma grande e majestosa cidade, ao que se sabe, o projecto era arrojado e contemplava a passagem da povoação a sede do concelho.
Segundo o plano por ele estabelecido, o centro da povoação seria uma imponente praça de formato hexagonal, cujo nome seria a "Praça dos Imperadores", a partir da qual sairiam seis grandes arruamentos com os nomes de Imperadores Romanos e, para além de tudo isso, o projecto englobava ainda a construção de um palácio senhorial que serviria de residência ao próprio Intendente de Pina Manique.
Contudo, a concretização deste plano urbanístico foi interrompida com a morte do Intendente e, muito embora a praça dos Imperadores tivesse sido construída, dos desejados e imponentes edifícios e arruamentos, apenas se deu início à construção do palácio e também de uma capela (esta sim, chegou a ser concluída e passou a ser a Igreja Matriz da Vila), limitando-se tudo o resto, a casas cuja simplicidade arquitectónica nada tem a ver com o que havia sido planeado...!!!
Não obstante o megalómano plano urbano de Manique, ter ficado muito longe de ser concluído, ainda hoje esta vila do interior rural consegue surpreender os seus visitantes, com a grandiosidade desta construção inacabada.
Também por ali andei a rodear todo aquele espaço e eis as fotos conseguidas:
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial