terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

São Pedro de Rates...


É uma Vila histórica que foi sede de concelho até 1836 (ano em que foi extinto, passando a integrar o concelho da Póvoa de Varzim) e que se desenvolveu graças ao mosteiro fundado pelo Conde D. Henrique, em 1100, cuja paróquia era referida no século XI com o título "De Santo Petro de Ratis".

Era um ponto de passagem de uma Via Romana e é precisamente aí que começa um dos trilhos dos "Caminhos de Santiago" em Portugal, encontrando-se aqui sediado o primeiro Albergue de Peregrinos...

São várias as marcas assinaláveis do seu passado histórico que ainda hoje subsistem, nomeadamente:

  • A Igreja Românica, monumento nacional (séculos XI - XIII);
  • O Pelourinho, símbolo da sua antiga autonomia administrativa (século XVI);
  • O Edifício dos antigos Paços do Concelho (Século XVIII);
  • Um conjunto de quatro capelas, construídas ao longo dos séculos XVII e XVIII.


Todo o seu centro histórico está muitíssimo bem conservado e está descrita como sendo uma das mais formosas povoações portuguesas, no livro "As Mais Belas Vilas e Aldeias de Portugal".

É claro que, o que primeiro prende a nossa atenção, logo à chegada, é precisamente a imponente Igreja Românica de três naves (Igreja de São Pedro de Rates, também referida como Igreja Românica de Rates), que, dada a relevância das suas formas escultóricas e arquitectónicas, é considerado o mais importante monumento românico medieval...!!!
Aliás, como orgulhosamente um natural e habitante de Rates referiu: "Esta Igreja é mais importante do que a Sé de Braga"...

É de voltar? É claro que sim...
Este, é mais um dos lugares que merece ser revisitado...



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial