domingo, 28 de janeiro de 2018

Uma Ponte Românica e um "grande" Festival...

Muitas pontes românicas existem em Portugal, sobretudo no norte do país e a de Vilar de Mouros é mais um exemplar de património arquitectónico, histórico, de grande importância e interesse, sendo por isso um monumento de referência para alguns historiadores.




Foi construída entre os séculos XIV e XV e requalificada em 2008, por forma a garantir a continuidade da travessia rodoviária e pedonal...
E assim é até hoje...
Continua desempenhando a sua função...


Mas o que atrai muitos visitantes a esta região, não é apenas o grande interesse histórico dos seus monumentos, mas também o seu Festival de Verão que ali se realiza anualmente, há já várias décadas...!!!

Na verdade, nesta localidade, freguesia do concelho de Caminha, realizou-se, no Verão de 1965, a primeira edição daquele que viria a tornar-se num dos  maiores eventos musicais realizados em Portugal: "O Festival de Vilar de Mouros". Nesse ano, o evento foi muito idêntico a tantos outros festivais de folclore minhotos, mas na sua quarta edição, em 1968, viria a ganhar alguma projecção nacional, com o alargamento do âmbito à música erudita e ao fado...
E assim continuou, ano após ano, a crescer, a ganhar fama, a alcançar estrondosos sucessos e a proporcionar a Vilar de Mouros um dinamismo ímpar...!!!













0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial