segunda-feira, 19 de março de 2012

IGREJA DE DOIS PORTOS E CAPELA DO SIROL


No dia 16 de Março de 2012, a Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras, organizou mais uma visita de estudo, desta vez à Igreja de São Pedro de Dois Portos e à Capela do Sirol.
A visita em apreço foi guiada pelo pároco da respectiva Freguesia, que, simpaticamente e com todos os pormenores, nos relatou a “história” destes dois belíssimos imóveis classificados de “interesse público”.
São na verdade dois belos Monumentos….!!!!
No que se refere à Igreja de São Pedro de Dois Portos, a sua construção remonta ao primeiro terço do Século XVI e é uma edificação manuelina que possui três naves divididas por arcos redondos e colunas quinhentistas, sendo as paredes forradas a azulejos da época em que ocorre a sua construção (Seculo XVI).
Nesta Igreja, além dos altares laterais que nos apresentam verdadeiras obras de arte sacra, são igualmente dignos de realce:
·       a capela-mor que é revestida em mármore rosa e negro e que apresenta um retábulo do final do Século XVII e quatro painéis em tábua (que representam a acção preponderante de São pedro no seio da Igreja Católica);


·       o tecto, todo em madeira, inspirado numa técnica muçulmana, rara em Portugal;

·       e a sacristia revestida a painéis de azulejos do Seculo XVIII.

Quanto à Capela do Sirol, ou “Capela de Nossa Senhora da Purificação”, trata-se de uma construção do Século XVIII, que apresenta no seu interior um interessante e surpreendente conjunto de trabalho em estuque que, além de revestir completamente as paredes e a abóbada, faz realçar, em ambos os lados da capela, quatro grandes painéis representando os Evangelistas S. Mateus, S. Marcos, S. João e S. Lucas.




No altar-mor encontra-se a imagem de Nossa Senhora com o Menino e na fachada existe uma inscrição que nos diz ter sido esta capela“benta a 20 de Julho de 1749”.
Foi mais uma interessante visita de estudo que me agradou particularmente, por ter ficado a conhecer estes dois belos Monumentos situados no Concelho de Torres Vedras.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial