sábado, 17 de março de 2012

CONVENTO DO VARATOJO.....


Como grande admiradora e apreciadora que sou, de Mosteiros e Conventos, já tenho aqui apresentado alguns textos e fotos de visitas já efectuadas a monumentos desta natureza.
Mas desta vez considerei importante escrever e dar a conhecer, o Convento de Santo António do Varatojo, em Torres Vedras…, inaugurado em finais do Século XV, por D. Afonso V, para a Ordem de São Francisco e que ainda hoje alberga uma comunidade monástica, que produz e vende plantas e remédios naturais, sendo a este propósito de referir que no espaço da cerca conventual existe uma frondosa mata à qual se atribui  um elevado valor botânico .
Trata-se de um monumento nacional, desde finais do Século XV, mas que, nos Séculos XVII, XVIII e XX, teve obras de beneficiação e ampliação, conservando da primitiva traça, apenas a fachada e a porta.
É no entanto um edifício digno de uma visita demorada, não só:
·       Pela sua uma lindíssima Igreja, de uma só nave, com as paredes revestidas a azulejos do Século XVIII e altares laterais revestidos por talha barroca com banquetas de mármore embutido e a capela-mor que é considerado o espaço mais rico da Igreja…
como também porque dispõe de outras riquezas, nomeadamente:
·       A sacristia (sendo aqui de realçar duas tábuas do Século XVII representando o Milagre da Mula e o Pentecostes);

·        O claustro do tipo gótico, com dois andares, onde se encontra o nicho de Santo António com azulejos policromados representando o Santo;

·       E a sala do Capítulo, pelos azulejos e pelas várias telas;

·       O tecto do andar térreo decorado com o emblema de D. João V;

·       A porta manuelina que dá acesso à capela de Senhor Jesus, forrada de azulejos de ponta de diamante.
Neste Convento podemos ainda visitar, mesmo defronte da Igreja, a Capela de Nossa Senhora do Sobreiro, construída em 1777.
É uma visita que se impõe……!!!!!!

2 Comentários:

Às 17 de março de 2012 às 16:32 , Anonymous Joaquim Cosme disse...

Também considero o convento de Varatojo uma maravilha. É interessante salientar que o Nobel da literatura José Saramago que não era nada dado a assuntos da Igreja faz num dos seus livros um relato maravilhoso de Varatojo. E até acrescenta que se um dia resolvesse ser frade escolheria este convento.
Joaquim Cosme

 
Às 17 de março de 2012 às 21:19 , Blogger Albertina Granja disse...

Também considero uma maravilha este Convento....!!!
É mais um marco histórico no Concelho de Torres Vedras...!!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial