segunda-feira, 5 de março de 2012

MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE SEIÇA.....


Passeando há dias pelo Concelho da Figueira da Foz, mais concretamente pela freguesia de Paião, encontrei uma “preciosidade”, eu diria mesmo uma jóia de valor incalculável, que está certamente esquecida pela parte de quem já há muito deveria ter tomado a decisão de proceder à sua reabilitação/reconstrução…. tal é o estado de degradação em que se encontra….!!!!!
Trata-se do Mosteiro de Santa Maria de Seiça, um edifício lindíssimo, cuja construção inicial sabe-se que remonta ao Século XII, que ali permaneceu a ordem de Cister e que constitui um dos monumentos mais antigos do Concelho em apreço, estando classificado, desde 2002 como “IMÓVEL DE INTERESSE PÚBLICO”.
O Mosteiro situa-se num vale e a paisagem que o envolve é magnífica, com pinheiros, eucaliptos e uma vasta área de choupos e plátanos, que torna aquele espaço um lugar místico, que convida ao silêncio e à meditação.


Quando parei defronte daquela “relíquia”, mas ainda um pouco de longe, no meio dos choupos e plátanos, agora completamente despidos de folhas….., nem queria acreditar no que via…..!!!!
Aproximei-me…, olhei para aquela fachada completamente degradada…, entrei… e lentamente fui percorrendo todo o interior do edifício…, os vários recantos, os claustros e as salas totalmente destruídos….!!!!
Não queria mesmo acreditar no que estava diante dos meus olhos….!!!!!
Aquele Mosteiro está totalmente em ruínas….!!!!
E como é possível deixar-se perder, assim, uma parte da História da Ordem de Cister e uma parte da História de Portugal?????????
Melhor do que qualquer relato que a este respeito possa ser feito, as fotografias captadas no local e que se apresentam no Slideshow que se segue, são bem reveladoras da situação em que se encontra este edifício, actualmente propriedade da Câmara Municipal da Figueira da Foz…..



Mosteiro de Santa Maria de Seiça Slideshow: Albertina’s trip to Figueira da Foz, Beiras, Portugal was created by TripAdvisor. See another Figueira da Foz slideshow. Take your travel photos and make a slideshow for free.

Etiquetas:

4 Comentários:

Às 5 de março de 2012 às 18:24 , Blogger Andradarte disse...

É inacreditável..!!!E já não tem jeito de se endireitar....., só se os chineses tomarem
conta...Para onde vais Portugal.....

 
Às 5 de março de 2012 às 20:42 , Blogger Albertina Granja disse...

Pois é Andrade, vamos ver o que acontece......, com o Mosteiro de Santa Maria de Seiça e com tudo o resto......

 
Às 14 de março de 2012 às 22:05 , Blogger leandro guedes disse...

Olá Albertina
Há alguns anos ouvi falar e li algumas coisas sobre este bonito mosteiro. Mas nunca lá fui.
E agora ao ver esta sua reportagem fiquei de boca aberta perante o estado em que se encontra.
Os maiores deste triste país, que distribuem gorjetas aos milhões por gestores de qualidade duvidosa, que pagam ordenadas que se pautam pelas dezenas de milhares por mês, a CEO's que há muito deviam andar a passear, ou sejam que desbaratam o dinheiro do povo à tripa forra, este estado de senhores maiores, melhor fora que tratassem de preservar o património construido, esses sim,PELOS VERDADEIROS SENHORES MAIORES QUE HABITARAM PORTUGAL.
É triste ver ao estado a que o Estado deixa chegar as coisas. E ainda se admiram dos politicos nos outros paises irem a tribunal, pelos prejuizos causados ao seu povo?
Apetecia-me dizer muito mais, mas tenho receio de descambar e este blog não o merece.
Parabens por este seu belo trabalho e pelas fotos que nos trás.
Parabens.

 
Às 15 de março de 2012 às 22:05 , Blogger Albertina Granja disse...

Obrigada Leandro pelo comentário.
Tem toda a razão nas considerações que faz.
Eu também acho um "crime" não se preservar o nosso património.....!!!!
Mas enfim..., que fazer????

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial