quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SANTA CATARINA DA FONTE DO BISPO.....


Já há muito que nada escrevia sobre o “MEU ALGARVE”…., não é que esteja esquecida, mas por vezes acontece-me não saber o que dizer e sobre o que dizer…!!!! quando tanta coisa há para conhecer, admirar, apreciar…, naquele “Reino”.
Por vezes penso em começar por Vila Real de Santo António, e, sem deixar nada para traz, ir até à Ponta de Sagres”, pesquisar sobre todos os lugarejos, aldeias vilas e cidades, feitas de tantas e bonitas histórias….., mas acabo por concluir que não posso sequer ter a veleidade de pensar em semelhante tarefa, por ter consciência de que isso seria um projecto demasiado audacioso e deixo-me ficar à espera que a memória me traga lembranças deste ou daquele lugar e então só nessa altura as “ponho no papel”…..!!!!!
Mas desta vez não foi a minha memória que me fez recordar “SANTA CATARINA DA FONTE DO BISPO”…, não…... Desta vez a ideia surgiu na sequência de um artigo que li no livro intitulado: “A ÁGUA E A TOPONÍMIA DO PAÍS”, da autoria de um amigo e colega Joaquim Cosme, artigo esse onde ele escreve, e muito bem, sobre a origem do nome desta linda aldeia Algarvia.
Dessa leitura concluí que foram muitos os contactos que ele teve de estabelecer com pessoas da região…., que foram muitas e muitas as pesquisas efectuadas, mas valeu a pena porque as histórias por ele narradas retratam bem a origem daquela povoação e aquilo que, felizmente, ela ainda hoje é e o que representa para os Algarvios: “Uma pérola ali deixada numa zona mista de Barrocal (faixa de território entre a serra e o mar) e serra.
Segundo a Wikipédia a Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo data do século XVI e o seu nome tem origem em “CATARINA DE ALEXANDRIA”, uma santa cristã e mártir, que se alega ter sido uma notável intelectual no início do século IV, sendo tradicionalmente referenciada pela Igreja Católica como “um dos 14 Santos auxiliares”, morta no ano 307 d.C. e, na FONTE DO BISPO, local onde a sua imagem terá aparecido, daí o facto de Santa Catarina ser também a padroeira desta Freguesia.
Como facilmente desde já se percebe, a Freguesia é uma só, mas “Santa Catarina” e “Fonte do Bispo”, são dois lugares distintos.
Mas como iremos ver, além desta versão da Wikipédia, há outros aspectos que o livro em apreço revela e que considerei interessantes sobre esta Freguesia do Concelho de Tavira, pelo que irei transcrever alguns trechos, que se reportam à área que envolve toda esta zona e que considero valer a pena conhecê-los:

“……..uma habitante com quem falei………Respondeu: -consta que vinha para cá um Bispo e na fonte aparecia uma Santa……-

Como ainda não estava esclarecido quanto ao nome fui até à Junta de Freguesia…….Da conversa havida fiquei a saber que São Brás de Alportel, donde dista cerca de dez quilómetros, foi residência de verão dos Bispos do Algarve para refúgio dos calores, já que encontravam nestas zonas um clima suave. Ainda hoje resta parte do antigo paço.
Como na zona da freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo existiam 52 fontes de mergulho, é fácil concluir que entre tantas fontes algumas tivessem qualidades especiais e os Bispos recorressem a elas para se refrescarem ou curarem alguns males. Daí a designação de Fonte do Bispo…………..dessas 52 fontes só de uma ainda brota água…….
O poeta Algarvio João Lúcio afirmou que a estrada de ingresso a Santa Catarina da Fonte do Bispo (é a mais bela da província). Diz o povo que gostos não se discutem……..mas que também gostei de ver os verdes dos seus pomares e o branco das suas casas é verdade.”

Pois é verdade o que afirmou o Poeta Olhanense “JOÃO LÚCIO”, quando se refere à estrada que dá acesso à Freguesia de “SANTA CATARINA DA FONTE DO BISPO”….. já que o verde e o branco ali se misturam numa combinação perfeita….!!!
Além disso é uma Freguesia rica na agricultura por se encontrar situada no interior e prima pelo bom azeite que proporciona nos dois lagares ali existentes e  é  também um lugar com história, que merece ser visitado e por onde apetece deambular.
Como locais a visitar é de realçar:
- A antiga calçada romana que foi descoberta por membros do Conjunto Arqueológico de Tavira e que, originariamente, se julga ter feito parte de uma das mais importantes vias romanas do Sul da antiga província da Lusitânia.
Esta “estrada”, utilizada até ao Século XVIII como via de Ligação entre o Algarve e o Baixo Alentejo, é localmente conhecida como “O CAMINHO DOS ESPANHÓIS/MOUROS”.

- A Igreja, edificada em meados do Século XVI, que originariamente detinha um traço manuelino, sofreu no Século XVIII, obras de modificação que lhe introduziram elementos renascentistas.
A fachada foi alterada, tendo o remate adquirido uma forma típica do estilo Barroco.
É uma Igreja composta por 3 naves, detém uma abóbada artesiana sobre a capela-mor e uma porta lateral no estilo manuelino.
No interior existem várias imagens, que representam o Juízo final, a Adoração dos Pastores e Nossa Senhora das Dores.

Acreditem…, é um local que vale a pena visitar….!!!!!

5 Comentários:

Às 16 de fevereiro de 2012 às 23:10 , Blogger leandro guedes disse...

Cara colega:
Espero que com este excelente artigo, retome o tema sempre agradavel, do "SEU ALGARVE".
Não sei se sabe mas na biblioteca da nossa escola, existe um exemplar desse belo livro "A ÁGUA E A TOPONIMIA DO PAIS", cujo autor é, como diz, o nosso colega Joaquim Cosme.
A biblioteca está aberta à consulta dos alunos, penso eu, e por isso é fácil requisitá-lo para leitura.
Já o li, embora na diagonal, mas considero-o um livro com algo de histórico, já que nos lembra o porquê dos nomes das ruas e que estão ligados à água.
Parabens a si pelo excelente artigo e parabens ao amigo Cosme pelo seu livro.
Estão ambos de parabens!.
Leandro Guedes.

 
Às 17 de fevereiro de 2012 às 12:37 , Blogger Andradarte disse...

Acredito...que valha a pena visitar...mas depois desta
descrição,tão depressa não vou lá, pois fiquei esclarecido
Xau

 
Às 17 de fevereiro de 2012 às 14:48 , Blogger Albertina Granja disse...

Muito obrigada pelo seu comentário. Espero realmente continuar a escrever sobre o meu Algarve e fico contente por saber que estas "histórias" que por aqui vou contando, são do agrado de algumas pessoas que visitam este "espaço".
Quanto ao livro do Sr. Cosme, só ontem tive conhecimento da sua existência, mas, sinseramente, penso lê-lo ao pormenor, pois também considero que muito irei aprender com todos os relatos que este nosso amigo escreveu.

 
Às 17 de fevereiro de 2012 às 14:51 , Blogger Albertina Granja disse...

Andrade, não obstante ter ficado esclarecido, como diz, vale sempre a pena ir aos locais e ver "ao vivo e a cores".
No caso concreto de SANTA CATARINA DA FONTE DO BISPO, pode ter a certeza que nuito mais haverá para visitar para além daquilo que aqui foi dito.
Tenha um bom fim de semana e um óptimo carnaval.

 
Às 27 de março de 2012 às 15:10 , Blogger RR disse...

artigo interessantíssimo. A mim o que me suscita mais curiosidade é o "caminho dos espanhois" por uma razão muito particular. Estou a construir a minha árvore geneológica e descobri que o meu 5º avô, nascido em Martim Longo e a minha 5ª Avó, nascida em Stª Bárbara de Padrões (Ourique) foram residir para STº Catarina da Fonte do Bispo, onde já estariam em 1812, porque os filhos já nasceram todos lá.Tenho andado atrás dos motivos que levaram a essa mudança quer de um quer de outro e apesar de ter algumas hipóteses, nenhuma é conclusiva. Obrigado. Cumps RR

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial