quinta-feira, 3 de março de 2011

CARNAVAL EM MONCARAPACHO



Breve história do Carnaval de Moncarapacho

 
Foi em 1913, que surgiu, na então Aldeia de Moncarapacho (concelho de Olhão), o primeiro carro ornamentado….
Foi há precisamente 98 anos, no entanto, em tempos imemoriais, já havia disfarces de mascarados que percorriam as ruas da Aldeia e, à noite, iam aos bailes nos salões (grandes armazéns ornamentados com balões e serpentinas) onde, ao som de um acordeão ou fole, as máscaras dançavam até quase de madrugada.
Pelas ruas, durante o dia, sobretudo no domingo gordo, segunda-feira e na terça-feira de carnaval, surgiam as estudantinas, de inspiração espanhola, com trajes escolares da Universidade de Salamanca, de Coimbra ou de Santiago de Compostela, que, não só percorriam as ruas de Moncarapacho como também iam animar as povoações circunvizinhas.
Como se pode ver, há mais de um século que se festeja o Carnaval no Concelho de Olhão.
Mas voltando ao ano de 1913, quando surgiu o primeiro carro alegórico, pertencente a um importante proprietário da região, o mesmo, ornamentado de acordo com a época, transportou um grupo de jovens (filhas do referido proprietário e suas amigas) e percorreu não só as ruas de Moncarapacho, como também se deslocou à Fuzeta onde igualmente fez a sua apresentação à população daquela Vila.
Este e outros carros que se lhes seguiram eram puxados por muares (mulas ou machos) e apareciam ornamentados geralmente com as clássicas palmeiras.
No Carnaval de 1923 é muito lembrado um carro representando o avião da travessia aérea de Lisboa ao Rio de Janeiro, efectuada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, no ano anterior.
Em 1934 já havia uma comissão organizadora e um júri para classificar os carros. Nesse ano ficou na memória um carro chamado “As Mouras e o Algarve”, para o qual a comissão idealizou um conto mourisco de encantamentos.
Entre 1948 e 1973 a organização foi sempre a cargo da Santa Casa da Misericórdia (que foi fundada em Moncarapacho em 1550!) e posteriormente pela Junta de Freguesia de Moncarapacho.
Nos finais da década de 1980, a Junta de Freguesia passou a ter o apoio da Câmara Municipal de Olhão.
Evidentemente, já há muitos anos que os muares deixaram os desfiles, sendo agora todos os carros alegóricos puxados por tractores.
Se é certo que o carnaval de Torres Vedras é de grande tradição e um evento sobejamente conhecido a nível nacional, também é verdade que outros carnavais igualmente interessantes, animados e com muita folia se realizam, desde há muitos muitos anos, por esse país fora e que, igualmente, fazem as delícias de todos aqueles que têm espírito para este tipo de festejos.
E o Carnaval de Moncarapacho (uma das freguesias do concelho de Olhão) é um desses exemplos…


 

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial