VISITAR QUELFES !!!!
QUELFES é uma freguesia do concelho de Olhão e muito embora seja uma aldeia muito pequena, a sua freguesia abarca, actualmente, uma área que inclui uma parte da própria cidade de Olhão e também a Ilha de Armona.
O lugar de Quelfes é muito antigo, pois sabe-se que, em 1518, já ali existia uma capela, com o seu capelão privativo, o que significa que os seus moradores já eram em número significativo.
Sobre essa capela foi edificada, posteriormente, a actual Igreja Matriz e pensa-se que o início da sua construção é anterior ao Século XVI, pela influência gótica da sua porta lateral.
O portal principal da Igreja Matriz, em estilo renascença, é muito singelo e o seu interior é amplo, com três naves. A capela-mor tem um arco do período de transição Manuelino para a Renascença, decorado com cachos de uvas e parras. A abóbada é nervurada com florões (Século XVI) e imagens (Sec. XVIII).
Nas proximidades podemos encontrar a chamada “PONTE VELHA DE QUELFES”, uma ponte de origem romana (já reconstruída por diversas vezes), que adquiriu um carácter emblemático para a população local, uma vez que foi nas suas imediações que, em 18 de Junho de 1808, se travou a batalha entre os olhanenses e as tropas napoleónicas, tendo os franceses sido ali derrotados e perseguidos até ao sítio da “Meia-Légua”, entre Faro e Olhão.
Em 1989, no contexto das comemorações das “Revoltas Olhanenses” contra as “Forças Napoleónicas”, foi colocada uma placa comemorativa da batalha, transformando este marco da história local num “Monumento-Memória” a própria génese da cidade de Olhão “da Restauração”.
Segundo uma nota histórica do IPPAR, esta ponte é uma das mais importantes estruturas viárias da época romana, do território algarvio.
A sua construção remonta ao Século I d.C. e resulta do processo de instalação de populações vinculadas à autoridade e civilização romana.
Não obstante a singeleza e simplicidade extrema de tudo o que aqui se pode encontrar, é muito agradável visitar esta freguesia do concelho de Olhão, pois aqui ainda é possível ver e apreciar o verde das figueiras e das vinhas que envolve esta aldeia, cujas ruas em torno da Igreja Matriz ainda conservam casas de paredes brancas e chaminés rendilhadas….
1 Comentários:
Cadê o slid.show-.....
beijo
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial