terça-feira, 1 de março de 2011

VISITAR QUELFES !!!!


QUELFES é uma freguesia do concelho de Olhão e muito embora seja uma aldeia muito pequena, a sua freguesia abarca, actualmente, uma área que inclui uma parte da própria cidade de Olhão e também a Ilha de Armona.
 O lugar de Quelfes é muito antigo, pois sabe-se que, em 1518, já ali existia uma capela, com o seu capelão privativo, o que significa que os seus moradores já eram em número significativo.
Sobre essa capela foi edificada, posteriormente, a actual Igreja Matriz e pensa-se que o início da sua construção é anterior ao Século XVI, pela influência gótica da sua porta lateral.
O portal principal da Igreja Matriz, em estilo renascença, é muito singelo e o seu interior é amplo, com três naves. A capela-mor tem um arco do período de transição Manuelino para a Renascença, decorado com cachos de uvas e parras. A abóbada é nervurada com florões (Século XVI) e imagens (Sec. XVIII).

Nas proximidades podemos encontrar a chamada “PONTE VELHA DE QUELFES”, uma ponte de origem romana (já reconstruída por diversas vezes), que adquiriu um carácter emblemático para a população local, uma vez que foi nas suas imediações que, em 18 de Junho de 1808, se travou a batalha entre os olhanenses e as tropas napoleónicas, tendo os franceses sido ali derrotados e perseguidos até ao sítio da “Meia-Légua”, entre Faro e Olhão.


Em 1989, no contexto das comemorações das “Revoltas Olhanenses” contra as “Forças Napoleónicas”, foi colocada uma placa comemorativa da batalha, transformando este marco da história local num “Monumento-Memória” a própria génese da cidade de Olhão “da Restauração”.
Segundo uma nota histórica do IPPAR, esta ponte é uma das mais importantes estruturas viárias da época romana, do território algarvio.
A sua construção remonta ao Século I d.C. e resulta do processo de instalação de populações vinculadas à autoridade e civilização romana.
Não obstante a singeleza e simplicidade extrema de tudo o que aqui se pode encontrar, é muito agradável visitar esta freguesia do concelho de Olhão, pois aqui ainda é possível ver e apreciar o verde das figueiras e das vinhas que envolve esta aldeia, cujas ruas em torno da Igreja Matriz ainda conservam casas de paredes brancas e chaminés rendilhadas….

1 Comentários:

Às 2 de março de 2011 às 13:36 , Blogger Andradarte disse...

Cadê o slid.show-.....
beijo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial