terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ZECA AFONSO

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, nasceu em Aveiro, no dia 2 de Agosto de 1929 e faleceu em Setúbal, no dia 23 de Fevereiro de 1987.

Cantor e compositor português, oriundo do fado de Coimbra, foi uma figura central do movimento de renovação da música portuguesa.

Viveu em Aveiro até aos 3 anos de idade e depois em Angola, onde seu pai havia sido colocado como Delegado do Procurador da República.

Aos 8 anos de idade, também para acompanhar a família (pais e irmãos) foi viver para Moçambique - na então cidade de Lourenço Marques.

A profunda ligação ao Continente Africano (que veio a reflectir-se pela sua vida fora), foi proveniente da relação física que manteve com a natureza, durante os anos que viveu em Angola e Moçambique.

Em 1940, Zeca Afonso vai para Coimbra e, no Liceu D. João III, por volta do 5º ano, começa a cantar. Inicia-se em serenatas e canta em festas populares, interpretando o Fado de Coimbra, lírico e tradicional.

Em 1948 completa o Curso Geral dos Liceus em Coimbra e é nessa altura que conhece Maria Amália de Oliveira, uma costureira de origem humilde, com quem vem a casar em segredo, por oposição da família.

Em 1949 ingressa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e em 1953 nasce-lhe o primeiro filho. Nessa altura dedica-se a dar explicações e a fazer revisão de textos, mas passa por grandes dificuldades económicas para poder sustentar a família.
Grava então o seu primeiro disco “Fados de Coimbra”, também em 1953.

Só dez anos mais tarde (em 1963), termina a licenciatura em Ciências Histórico-Filosóficas, com uma tese sobre Jean-Paul Sartre, intitulada Implicações substancialistas na filosofia sartriana.

Durante uma grande parte da sua vida dedicou-se ao ensino, como professor das disciplinas de Francês e de História, tendo leccionado em diversas localidades, quer no Continente, quer no Ultramar, mas a que aqui destaco é a Escola Industrial e Comercial de Faro.

É por essa altura que Zeca Afonso conhece aquela que viria a ser a sua segunda mulher “Zélia”, natural da Fuzeta (Freguesia do concelho de Olhão) e também é nessa época que vive e convive bastante com as gentes da então Vila de Olhão, tendo composto esta interessante música, com letra também de sua autoria, que a seguir se apresenta, intitulada “ Ó VILA DE OLHÃO”.




É ainda de referir que muitas das suas músicas continuam a ser gravadas por numerosos artistas portugueses e estrangeiros. Calcula-se que existam mais de 300 versões de canções suas gravadas por mais de uma centena de intérpretes, o que faz de Zeca Afonso um dos compositores portugueses mais divulgados a nível mundial.

1 Comentários:

Às 23 de fevereiro de 2011 às 12:30 , Blogger Andradarte disse...

Pensava eu que sabia muito do Zeca.....
e não conhecia esta canção..Ó Vila de Olhão..
Beijo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial