terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CASTELO DE SILVES

UM CASTELO DE ENCANTAR

Rodeado de poderosas muralhas e grandes torres impossíveis de escalar, é talvez o mais significativo castelo de Portugal.


Foi construído pelos árabes ALMORÁVIDAS, no Século XI e é hoje um local de passeio e lazer, que relembra, não só a grandiosidade da arte muçulmana, como também reflecte o esplendor que a civilização islâmica alcançou no Algarve.

Imponente e admirável, o Castelo de Silves é o espaço ideal para desfrutar de uma visita ao passado português e apreciar, a partir do miradouro mais bonito de Silves, a vista fabulosa sobre a cidade, sobre o campo e sobre o rio Arade.

Este castelo, construído em grés vermelho da região e taipa, situado no cimo da colina e rodeado por muralhas e 11 torreões, parece funcionar como uma máquina do tempo que transporta os visitantes para a fortaleza militar que foi outrora.

De entre inúmeros pormenores de grande interesse histórico, nomeadamente no que se refere à gigantesca porta principal, à Medina, à “porta da traição”, ao jardim e aos depósitos de alimentos (em tempos silos árabes), são de salientar as cisternas da “Moura” e dos “Cães”, com 10 metros de altura e 60 metros de profundidade, respectivamente, que fazem lembrar as histórias das Mil e uma Noites, pois diz a lenda que, o visitante mais atento, consegue ouvir o lamento da moura encantada que chora pelo seu amado no fundo do poço onde se suicidou.

É sem dúvida uma visita a não perder, repleta de fragmentos de história e vestígios da presença árabe e que nos faz pensar e imaginar como seria a vida neste castelo há dez séculos atrás…

2 Comentários:

Às 18 de fevereiro de 2012 às 16:39 , Anonymous Anónimo disse...

gostei

 
Às 19 de fevereiro de 2012 às 20:32 , Blogger Albertina Granja disse...

Fico contente quando as pessoas gostam do que por aqui se escreve.
Muito obrigada

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial