quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CULATRA


Há quem lhe chame a “ILHA DOS SONHOS”.

A Culatra é uma ilha situada na Ria Formosa e que faz parte do conjunto das chamadas “ILHAS BARREIRA”, que delimitam a Ria Formosa.

É uma antiga e pitoresca aldeia de pescadores de atum, apenas acessível de barco, numa viagem que dura cerca de 40m, a partir de Olhão.

Actualmente, embora continue a ser, maioritariamente, habitada por gente que se dedica ao mar, as suas casas já se misturam com outras, pertença de veraneantes que ali passam as suas férias, de uma forma muito tranquila, num ambiente paradisíaco.

Quando desembarcamos na Ilha da Culatra, percebemos que estamos num lugar de pescadores.

A praia, para onde se debruça a aldeia, forma um refúgio natural de embarcações de pesca, coloridas, baloiçando sobre as águas calmas da Ria Formosa.

 Ao longo de um extenso areal, pode-se contar, não só com águas cálidas e  límpidas, mas também com a observação da rica flora dos campos dunares (que se estendem para o interior da ilha) e de uma fauna diversificada, que só a proximidade com a Ria Formosa permite. Aqui, são numerosas as espécies de aves que convivem nestas paragens calmas.

A Ilha oferece aos seus naturais e residentes um conjunto de infra-estruturas que lhes permite ali fazerem a sua vida, sem grande necessidade de se deslocarem a Olhão ou Faro, nomeadamente, escolas do pré-escolar e 1º ciclo, centro social e centro de saúde e até uma capela, cuja data de construção se pensa reportar-se ao do povoamento da ilha.

No que à gastronomia se refere, não há qualquer dúvida que na Ilha da Culatra, poder-se-á contar, sempre, com o melhor e mais fresco peixe e marisco.

3 Comentários:

Às 9 de fevereiro de 2011 às 14:27 , Blogger Andradarte disse...

Continuamos passeando pelo Algarve e aprendendo sempre, mais qualquer coisa...
Cá estarei seguindo, para acumular sabedoria...
Beijo

 
Às 9 de fevereiro de 2011 às 20:54 , Blogger leandro guedes disse...

Quando for ao algarve, o meu guia vai ser este blog.
Decididamente.
Parabens
LG.

 
Às 10 de fevereiro de 2011 às 00:09 , Blogger Sira disse...

Mossa, cá pra mim eh ache que deveras fazer um livre dessas escritas todas que tens fazido.

Agora em Português:
Sinceramente acho que essa produção literária merecia ser publicada.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial