sábado, 19 de fevereiro de 2011

ALFREDO MARCENEIRO

De seu nome, Alfredo Rodrigo Duarte (mais conhecido como Alfredo Marceneiro devido à sua profissão), foi um fadista Português que marcou uma época, detentor de uma voz inconfundível, tornando-se um marco deste género da canção em Portugal.
Alfredo Marceneiro nasceu na freguesia de Santa Isabel, em Lisboa, mas a sua família, de condição muito humilde, era oriunda do Cadaval.
Com a morte do pai teve de deixar a escola primária e começou então a trabalhar como aprendiz de encadernador, para ajudar no sustento da família.
Desde pequeno que sentia uma grande atracção pela arte de representar e também pela música, tendo começado a cantar o fado em locais populares, juntamente com os seus amigos.
Com relativa facilidade cantava e improvisava as letras das canções e um dia conheceu JÚLIO JANOTA (Fadista Improvisador), de profissão marceneiro, que o convenceu a seguir esse ofício, o qual lhe daria maior salário e mais tempo disponível para se dedicar à sua grande paixão (cantar o fado), tendo a partir de então começado a ser conhecido por ALFREDO MARCENEIRO.
Em 1924 participou, no Teatro S. Luiz em Lisboa, na sua primeira Festa do Fado, onde ganhou a medalha de prata.
Nos anos 30, trabalhou nos estaleiros da CUF, onde fazia móveis para os navios e dividia o seu tempo entre as canções e o trabalho, e, em 3 de Janeiro de 1948, foi consagrado “O REI DO FADO”
Em 1963, após uma carreira recheada de sucessos, reformou-se, numa grande festa de despedida no Teatro de S. Luiz.
Faleceu com 91 anos de idade, na mesma freguesia que o viu nascer e foi condecorado, a título póstumo, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, pelo então Presidente da República Portuguesa, General Ramalho Eanes.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial