sábado, 26 de fevereiro de 2011

BOA COMIDA E FADOS

Comida tradicional algarvia e um “cheirinho” a fados…

É na ADEGA NUNES, em São Brás de Alportel, mais concretamente no sítio da “Barracha”, todos os sábados à noite.
É verdade, come-se bem (a comida muito bem confeccionada), pratos deliciosos, tipicamente algarvios, quer da zona serrana, quer do litoral, tais como o chamado “jantar de grão”, ou “jantar de feijão”; “os carapaus alimados” e outras iguarias que qualquer algarvio que se preze, adora, mas que também fazem as delícias dos forasteiros.



Quanto aos fados, é presença constante o Professor Rui Tenório, que se acompanha a si próprio à viola, mas que, a qualquer um que saiba e queira cantar o fado, de imediato se disponibiliza para um ligeiro ensaio, ali mesmo, conseguindo muitas vezes, proporcionar aos presentes uma agradável noite de fados.
Aqui fica o registo de uma dessas noites bem passadas na ADEGA NUNES com o fado “MARIA MADALENA”, interpretado pelo já referido “fadista de serviço” – Professor Rui Tenório.

3 Comentários:

Às 26 de fevereiro de 2011 às 22:21 , Blogger leandro guedes disse...

DEpois de ver estes carapaus alimados, sem espinha... peixe que tenho procurado há 60 anos, sem espinha...e de ouvir este belo fado, na verdade mais se torna imperiosa a combinação dum passeio ao algarve, através da nossa escola.
Desde que a Albertina seja a guia através desta linda terra que, confesso, não conhecia nem de perto nem de longe, com todo sos pormenores descritos neste belo blog.
Parabens.

 
Às 27 de fevereiro de 2011 às 12:32 , Blogger Albertina Granja disse...

Convém fazer aqui um esclarecimento sobre os "carapaus alimados"....
Para quem não sabe, estes deliciosos "peixinhos", não têm pele, mas têm espinha, por isso, para quem anda à procura de "peixe sem espinhas", há 60 anos, ainda não é desta vez que encontrou.....

 
Às 1 de março de 2011 às 23:19 , Blogger Olharapus disse...

Cá nas minhas meditações gastronómicas e após ler este belo artigo, acompanhado de belas fotos, estava eu a pensar que finalmente tinha encontrado peixe sem espinhas, e eis senão quando, o meu sonho se estatelou no chão - peixe sem espinha "nã tém, nã é mana mossa? Entã desculpe arção".

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial