quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

AMENDOEIRAS EM FLÔR

Paisagem algarvia vestida de branco

As amendoeiras em flor cobrem o Algarve de branco, num espectáculo deslumbrante, inesquecível para quem o presencia, só possível numa região como esta, com excepcionais condições naturais e climatéricas.

Um cenário único que se estende pelas encostas férteis do Barrocal, em que as amendoeiras são cobertas por nuvens de flores cujas pétalas se espalham pelos campos, simulando um tapete de neve a brilhar ao sol.

Um manto de tons rosados e brancos que ganha um significado especial nas aldeias do interior algarvio, cujo nome tem origem árabe. Aí, o especial colorido conferido à paisagem pelas exuberantes amendoeiras, que hoje regalam o olhar dos que por ali passam, lembra as mesmas flores que em tempos encantaram uma princesa nórdica, fazendo renascer nesta região do Barrocal a lenda das amendoeiras em flôr, uma história de encantar que se mantém no imaginário algarvio como forma de explicar este final de Inverno florido.

Segundo a lenda, no tempo em que o Al-Gharb pertencia aos árabes, reinava em Silves o jovem Ibn-Almundim, que viria a apaixonar-se por Gilda, e com ela casar, filha de um grande senhor dos povos do Norte, derrotado em combate pelo rei mouro.

O casamento foi uma grande festa, mas a bela princesa, sempre triste, não partilhava da alegria do príncipe. Vieram físicos de todo o mundo, mas ninguém conseguia encontrar cura para aquela dor. Até que um velho nórdico disse ao rei que Gilda tinha saudades da brancura dos campos cobertos de neve, existentes no seu país.

Ibn-Almundim mandou então plantar milhares de amendoeiras pela província, que, quando florissem, cobririam as terras do sul com pétalas brancas, iludindo a saudade da princesa e devolvendo-lhe a alegria. Assim se fez e, desde essa longínqua Primavera, todos os anos o Algarve vive a magia das amendoeiras em flôr.

Um postal de boas-vindas que se repete do Barlavento ao Sotavento, com os brancos pomares de amendoeiras a rivalizar com as laranjeiras, as figueiras, as oliveiras e as alfarrobeiras, árvores que conferem outro colorido à paisagem.

Na verdade posso dizer que, ao longo desta semana, testemunhei a magia que o Algarve possui nesta época......, sobretudo hoje, com um lindo dia de sol e com o céu de um azul ímpar…, estava lindo, mesmo, garanto que sim.

Vale muito a pena visitar o Algarve nesta altura do ano…..

É ainda de referir que, sobretudo o folclore algarvio, dedica muitas das suas músicas e danças a este tema, das quais se destaca o famoso “corridinho algarvio”, intitulado “AMENDOEIRAS EM FLÔR”, conforme se pode apreciar neste vídeo:


1 Comentários:

Às 22 de janeiro de 2011 às 15:31 , Blogger leandro guedes disse...

Cada vez se torna mais apetitoso, ir fazer uma visita ao Algarve da nossa amiga Albertina, a tempo de ainda se verem as amendoeiras em flor.
Esperamos por isso que não demore muito.
Linda lenda esta.
LG.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial