domingo, 2 de janeiro de 2011

ALGARVE "DESCONHECIDO"

Moncarapacho  situa-se a 8 Km da cidade de Olhão e é a maior freguesia do concelho, desde 1838.
O povoamento da sua área é muito antigo, como documentam os achados arqueológicos existentes no seu Museu Paroquial, entre os quais podem ver-se instrumentos neolíticos e uma pia árabe de singular valor arqueológico e histórico.
A Igreja Matriz, do século XVI, dotada do mais belo pórtico renascentista do Algarve e a Capela do Santo Cristo, do século XVII, são monumentos sacros que merecem ser visitados.















Mas igualmente importantes e dignos de uma visita, certamente inesquecível são os Cerros de S. Miguel e da Cabeça, ambos situados na Freguesia de Moncarapacho.
O “cerro de São Miguel” ou “Monte Figo”, tem o seu ponto mais alto a  449 m de altitude,  e de lá pode-se ter uma excelente vista panorâmica que abrange toda a Ria Formosa desde o Ludo até Tavira, sendo por isso considerado o miradouro de maior alcance paisagístico sobre a terra e o mar.
Este cerro foi sempre um ponto muito importante para os marinheiros desde a antiguidade. Os gregos chamavam-lhe “MONTANHA SAGRADA” ou “MONTE ZÉFIRO” (deus do vento oeste).
Segundo a tradição local, após a reconquista cristã, o cerro teria recebido o nome do Santo preferido do Infante D. Henrique, uma vez que foi o primeiro ponto de terra portuguesa que ele avistara no regresso da conquista de Ceuta.
Segundo a lenda, também teria sido o Infante D. Henrique a construir a Ermida de S. Miguel, na encosta norte do cerro. Esta ermida existe pelo menos desde o Sec. XVI e nela ocorreram romarias e pagamento de promessas até ao Sec. XIX.

É ainda de referir que nas faldas do cerro de São Miguel há grutas dignas de atenção.
A Este do cerro de São Miguel, também na Freguesia de Moncarapacho, há outra colina,  denominada “cerro da Cabeça”, com 250 m de altitude, que constitui igualmente um excelente miradouro para contemplar as paisagens do Algarve.
Este “geomonumento”, apesar dos seus modestos 250m, não passa despercebido, pelo facto de possuir o mais espectacular megalapiás da região.

É PARA VISITAR........

4 Comentários:

Às 3 de janeiro de 2011 às 12:38 , Blogger leandro guedes disse...

Temos que arranjar na escola um passeio a Olhão para conhecermos todas estas belezas naturais, gastronómicas, monumentais que a Albertina tem descrito no seu blog, com tanta mestria.
Ficamos todos à espera.
Bom Ano 2011
LG.

 
Às 3 de janeiro de 2011 às 19:37 , Blogger Andradarte disse...

Sou o segundo subscritor..., Passeio à Zona
de Olhão e Moncarapacho...Agora vou ver se
descubro mais, sobre o buraco do fim da reportagem...fiquei curioso...
Beijo

 
Às 3 de janeiro de 2011 às 21:24 , Blogger Albertina Granja disse...

Acho que é de facto uma óptima idéia....
O concelho de Olhão tem muito para se visitar.
Temos de pensar nisso a sério....

 
Às 3 de janeiro de 2011 às 23:21 , Blogger alcinda leal disse...

Muito interessante! Digamos que nos traça um itinerário de um Algarve profundo que não consta nos cartazes turísticos!
Gosto muito e estou pronta a partir de armas e bagagens à descoberta desse Algarve com a condição de passar pela cidade? vila? de Olhão para fazer um belo repasto!!!!
Beijinhos
Até para a semana
Alcinda

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial