sexta-feira, 23 de março de 2012

VILA POUCA DA BEIRA


Passear pelas aldeias de Portugal é sempre uma experiência interessante, pelo conhecimento que é possível obter sobre a história do nosso povo.
Tudo quanto nelas encontramos nos remete para tempos longínquos e ajudam-nos a entender o modo de vida das populações, as suas tradições, as suas crenças….!!!
São as bonitas igrejas ou capelas, na sua maioria com vários séculos de existência, são os seus antigos solares, são as antigas mas modestas edificações…, enfim…., tudo tem uma história para nos contar e de todo o lado nos chegam as mais diversas e valiosas informações que tanto nos enriquecem…!!!
Vila Pouca da Beira é uma dessas aldeias, que, em tempos remotos (mais concretamente, até ao início do Século XIX), já foi Vila e até sede de concelho.
Actualmente é apenas uma freguesia do concelho de Oliveira do Hospital, cujo património é digno de ser visitado, nomeadamente o “Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento de Vila Pouca da Beira”, transformado num Hotel Histórico (uma das Pousadas de Portugal).
A História conta-nos que este Convento foi construído por obra e graça do Bispo Conde D. Francisco de Lemos de Faria Pereira, que mandou construir este edifício em finais do Século XVIII e hoje em dia a “Pousada do Convento do Desagravo” conserva toda a memória desse passado histórico.
Desde o início de Janeiro que a Pousada está a ser alvo de obras de recuperação/reabilitação, as quais ficarão concluídas no final do corrente mês.


Vila Pouca da Beira Slideshow: Albertina’s trip to Oliveira do Hospital, Beiras, Portugal was created by TripAdvisor. See another Oliveira do Hospital slideshow. Create a free slideshow with music from your travel photos.

2 Comentários:

Às 24 de março de 2012 às 12:24 , Blogger Andradarte disse...

Mais um pequeno passeio realizado...Aos poucos
vou conhecendo...

 
Às 24 de março de 2012 às 19:49 , Blogger Albertina Granja disse...

Pequeno, mas belo passeio.....!!!!
Há tanto lugares bonitos para se visitar...!!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial