segunda-feira, 5 de março de 2012

LOURIÇAL....!!!!!


Louriçal Slideshow: Albertina’s trip to Pombal, Estremadura, Portugal was created by TripAdvisor. See another Pombal slideshow. Create a free slideshow with music from your travel photos.

Numa breve passagem pelos arredores desta Vila do Concelho de Pombal, e porque não tinha o mínimo conhecimento de como seria, senti curiosidade em visitá-la, sobretudo por saber da existência de um Convento neste local.

Trata-se de uma Vila pacata, mas simpática, que, como muitas outras no país, possui um património histórico e religioso digno de ser visitado.

Desde logo pelo seu Convento das Monjas Clarissas, fundado em 1630 e que foi dedicado ao Santíssimo Sacramento.

Segundo reza a história, não obstante terem sido expulsas, quer pelas invasões francesas, quer pela 1ª República, as “Monjas Clarissas do Desagravo” nunca desistiram da sua casa e adquiriram-na em 1927, onde, actualmente, ainda se mantêm 17 religiosas em clausura.

Também a Igreja deste Convento, o Pelourinho, a Capela da Misericórdia, a Igreja do Recolhimento e a Igreja Matriz de São Tiago, que data do Século XVII, são monumentos que não devem deixar de ser visitados, contudo, nesta breve passagem pela Vila de Louriçal, só esta última foi possível apreciar. Trata-se de uma bonita Igreja que apresenta alguns traços manuelinos e é de uma única nave revestida com azulejos setecentistas.

Ainda no âmbito do património desta Vila, é também de realçar a existência de um Aqueduto, mandado construir por D. João V, atendendo a que o Convento não tinha água suficiente para o seu abastecimento.
Com esta obra, a água corria pelo seu interior desde a mina até à cerca do Convento e ainda hoje se conserva sendo um ornato histórico a embelezar o Louriçal.
Também de interesse, para quem estiver de passagem, como foi o caso, é o Parque de Merendas de “Fonte de Pedra”, onde actualmente estão a decorrer obras de requalificação.
Por tudo isto vale a pena visitar e obviamente também para provar os doces conventuais.......

2 Comentários:

Às 6 de março de 2012 às 22:53 , Anonymous Joaquim Cosme disse...

Há quem diga que há sempre um Portugal desconhecido que espera por nós. Mas eu tinha a mania que conhecia o nosso país de lés a lés e afinal a Albertina tem-me mostrado coisas lindas.
Que pena o Mosteiro de Santa Maria de Seiça estar no estado de total degradação.
Joaquim Cosme

 
Às 7 de março de 2012 às 00:04 , Blogger Albertina Granja disse...

Pois é de facto uma pena aquele Mosteiro estar num estado de total degradação, mas mesmo assim vale a pena visitar....!!!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial