quinta-feira, 29 de março de 2012

"AVÔ"....


E continuando por esse Portugal fora, à descoberta de cantos e recantos que nos encantam, chega-se a mais uma bonita aldeia, denominada “AVÔ”, também no concelho de Oliveira do Hospital.
Ali podemos encontrar um património histórico e natural que nos deslumbra…..,nomeadamente:
·       As ruínas da Ermida de São Miguel, situada no âmbito do Castelo, considerado imóvel de interesse público desde 1963. Esta Ermida tem origem remota (Sec. XVI/XVII) e não obstante ter passado por vários períodos de restauro, conserva uma muralha e uma porta ogival do final do Século XVI.
·       A Igreja Matriz, também conhecida por Igreja de Nossa Senhora da Anunciação (mandada construir por D. Afonso Henriques em 1164), que já sofreu várias transformações, sendo o actual edifício do Século XVIII.
·       Também do princípio do Século XVIII, podemos encontrar a Capela Barroca de Nossa Senhora dos Anjos, com imagens dos Séculos XVI e XVII.
·       Uma outra Capela, a de São Pedro, que é um templo modesto em estilo gótico, construído no Século XVI em granito da região.
·       Como não podia faltar, situado no Largo dos Combatentes da Grande Guerra, encontramos o Pelourinho (tipo pinha), que é uma peça do Século XVI, estilo Manuelino.
·       Depois, apreciando a beleza do Rio Alva, podemos ver a Ponte de um só arco, do período de D. Dinis, datada do Século XIV.
·       E como beleza natural, entre muitas outras coisas, não podemos deixar de fazer uma referência à Praia Fluvial de Avô, na zona marginal do referido Rio Alva, com uma variação de dois cursos de água diferentes, formando uma ilha (a Ilha do Picoto).
É claro que depois de tudo isto apetece-nos deambular por aquelas ruas da aldeia, onde quase todas as construções são em granito da região e onde encontramos ainda belos exemplares de antigos edifícios, felizmente muitos deles em bom estado de conservação e também apreciar as fontes ali existentes, as belas quadras em painéis de azulejos e ainda lindos poemas de poetas naturais daquela Aldeia.
Finalmente, e quase em jeito de “despedida”, é obrigatória uma paragem no miradouro,´de onde se pode apreciar toda esta beleza que se mistura de uma forma harmoniosa….!!!!

"AVÔ" Slideshow: Albertina’s trip to Oliveira do Hospital, Beiras, Portugal was created by TripAdvisor. See another Oliveira do Hospital slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.

6 Comentários:

Às 29 de março de 2012 às 18:04 , Blogger Andradarte disse...

Já fui duas vezes a Avô e me dei conta destes
sítios...Vou ver meus Posts antigos.
Belas reportagens..

 
Às 30 de março de 2012 às 20:16 , Blogger Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Fazer uma viagem dessas, a uma tão bela aldeia, de nome tão "familiar,
numa sexta-feira à tarde... é mais que gostoso!!!...Principalmente, com uma cicerone tão amável...Obrigada, Albertina! Muito lindo, tudo!

Um lindo final de semana.
Forte abraço,
da Lúcia

 
Às 30 de março de 2012 às 23:30 , Blogger Albertina Granja disse...

Eu só lá estive uma vez mas gostei muito de tudo o que vi...
É mais uma aldeia maravilhosa que apetece revisitar.....!!!!

 
Às 30 de março de 2012 às 23:33 , Blogger Albertina Granja disse...

Pois é verdade Lúcia..., esta é de facto uma bela aldeia, onde muito há para ver....!!!!
Tenha um bom fim de semana e uma Páscoa Feliz
Albertina

 
Às 30 de março de 2012 às 23:33 , Anonymous Joaquim Cosme disse...

Lendo os textos e vendo as fotos da Albertina fico a conhecer recantos lindos de Portugal.
Joaquim Cosme

 
Às 31 de março de 2012 às 08:31 , Blogger Albertina Granja disse...

Não há dúvida que o nosso Portugal tem lugares maravilhosos e quantos mais conhecemos, mais nos apetece ir à descoberta de tantos outros que por aí há.
Sr. Cosme tenha um bom fim de semana e uma Páscoa feliz.
Albertina

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial