quarta-feira, 28 de março de 2012

"AVELAR".......


Saíndo da Aldeia das Dez e percorrendo cerca de 10 kms por uma estreita mas belíssima estrada ladeada de mimosas, chega-se a uma pequena povoação, cuja placa de sinalização nos indica tratar-se da aldeia de  “AVELAR”, também no concelho de Oliveira do Hospital.
Logo que se chega fica-se surpreendido com a sua dimensão, por ser na verdade demasiado pequena….., mas como nos deparamos com a existência de uma capela (quando “espreitamos” pela estreitíssima rua principal), é para lá que de imediato a nossa curiosidade nos leva.
Mal se entra nessa rua principal, percebemos que não é necessário caminhar muito para chegarmos ao adro da dita capela, ou seja, ao outro extremo da aldeia….!!!!
Não se vê ninguém…., parece uma localidade deserta….., mas de repente surge-nos um casal (a Srª D. Lena e o Sr. Vasco, ambos aposentados e que decidiram regressar às origens), que nos “acolhe” naquele espaço de uma forma muito simpática e nos fala de quase tudo sobre aquela aldeia, onde apenas vivem 9 pessoas e onde parece nada acontecer……!!!!
Na verdade assim é…., quase nada acontece na Aldeia de AVELAR, a não ser a realização de duas festas anuais, uma delas pela altura da procissão do Santo Padroeiro (Santo Amaro).
Mas o dito casal, com muito orgulho, encarrega-se de mostrar a “sua” capela (uma construção do século XVI), que, graças ao trabalho, persistência, empenho e boa vontade dos habitantes da aldeia, aos poucos tem sido alvo de algumas obras de recuperação, que a tornaram num simples mas bonito e interessante espaço de culto, apesar da sua pequena dimensão, mas onde só se celebra missa, pela altura das duas já referidas festas anuais, excepto se houver uma missa encomendada….!!!
Esta foi mais uma interessante descoberta, não só pelo conhecimento adquirido sobre toda aquela zona onde esta Aldeia se insere e pela belíssima paisagem que a partir dali podemos usufruir, como também pelo contacto com 2 dos seus 9 habitantes, que simpaticamente conversaram sobre quase todos os aspectos da vida daquela Aldeia…..!!!!!!

"AVELAR" Slideshow: Albertina’s trip to Oliveira do Hospital, Beiras, Portugal was created by TripAdvisor. See another Oliveira do Hospital slideshow. Create a free slideshow with music from your travel photos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial