sábado, 21 de janeiro de 2012

ALPEDRINHA....!!!!!!



ALPEDRINHA
Situada numa encosta da Serra da Gardunha, a uma altitude de cerca de 550 metros, Alpedrinha foi elevada a Vila em 1675, pelo futuro Rei D. Pedro II e permaneceu como sede de concelho até 1855, passando depois a pertencer ao concelho do Fundão.
Esta Vila, de arquitectura granítica, é realmente digna de uma visita.
Logo à chegada é bom que nos preparemos para subir e muito, por ruas e ruelas, estreitas, algumas delas que parecem não levar a lado algum, mas que nos deslumbram com o seu casario apertado, do centro histórico, fazendo lembrar casas mouriscas.
É preciso começar a subir as ladeiras para descobrir os velhos palácios que surgem, quase de repente ao virar das esquinas, mas que nos deixam encantados com as suas fachadas, as cantarias, as varandas de madeira ou pedra, a água que corre por todos os lados em inúmeros chafarizes por ali existentes…, enfim toda uma beleza que parece estar ali escondida ou até mesmo esquecida….
Não estando contudo classificada como “Aldeia Histórica, é uma Vila de fundação pré-histórica que terá sido inicialmente habitada por povos ibéricos.
Mais tarde os Senhores donos dos terrenos de cultivo ali construíram as suas casas senhoriais que ainda hoje podemos apreciar algumas delas, em bom estado de conservação. De entre várias salienta-se a “Casa do Páteo”, “Casas do Cardeal” e, totalmente reconstruído, o sumptuoso “Palácio do Picadeiro”, que é, na verdade, uma “preciosidade”.
Este palácio foi a antiga casa de residência dos Jesuítas, está posicionado num soberbo socalco da Gardunha e encontra-se enquadrado entre:

·       o caminho de calçada romana, ainda em estado de conservação razoável, por onde, desde tempos imemoriais, se fazia a transumância (já que, sazonalmente, os pastores tinham de levar os seus rebanhos em direcção a campos mais férteis e condições climatéricas mais favoráveis ao pastoreio);

·       a Capela de S. Sebastião;

·       e o monumental Chafariz D. João V, ex-libris da Vila, também conhecido por”Chafariz Real” ou das “Seis Bicas”, construído em 1714, todo em granito e, no topo, com uma coroa cobrindo as armas reais.








Hoje o Palácio do Picadeiro é propriedade da Câmara Municipal do Fundão, está aberto ao público e, para além de ter a funcionar um balcão de turismo regional, possui também um conjunto de equipamentos inovadores que proporcionam aos visitantes a possibilidade de descobrir o concelho do Fundão de uma forma diferente.
Por tudo isto e ainda pelas igrejas e capelas que ali podemos encontrar, vale a pena uma visita demorada…..

 




Alpedrinha Slideshow: Albertina’s trip from Torres Vedras, Estremadura, Portugal to Alpedrinha (near Fundao, Beiras) was created by TripAdvisor. See another Fundao slideshow. Take your travel photos and make a slideshow for free.

Etiquetas:

4 Comentários:

Às 22 de janeiro de 2012 às 12:27 , Blogger Andradarte disse...

Pelos meus 20 anos, muitas viagens fiz até lá, ou
para frequentar a piscina, ou simplesmente para ver as cerejeiras em flor...

 
Às 23 de janeiro de 2012 às 20:40 , Blogger Albertina Granja disse...

Andrade, não há dúvida que aquela paisagem é deslumbrante em qualquer época do ano, mas na altura em que as cerejeiras estão em flor deve ser o máximo.....

 
Às 23 de janeiro de 2012 às 22:53 , Anonymous Joaquim Cosme disse...

É a primeira vez que consulto este blog e, sinceramente, gostei.
Prometo cá voltar.
Parabéns à autora.
Joaquim Cosme

 
Às 24 de janeiro de 2012 às 19:22 , Blogger Albertina Granja disse...

Muito obrigada Sr. Cosme pela sua visita a este espaço, onde, sempre que posso, vou publicando, sobretudo tudo aquilo que muito aprecio....!!!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial