quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

IGREJA DA LAPA - PORTO


É uma das Igrejas mais importantes da cidade Invicta, sendo a sua arquitectura do estilo rococó e neoclássico.
Foi começada a construir no dia 17 de Julho de 1756, de modo a substituir uma capela menor e possui uma fachada repleta de pedras (cerca de 2723).
Na capela-mor, por trás duma pesada porta de bronze, está o coração de D. Pedro IV, oferecido à cidade pela viúva a Imperatriz D. Amélia de Beauharnais, cumprindo assim o desejo do seu marido, e, de 4 em 4 anos, a referida porta é aberta por funcionários da Câmara Municipal do Porto, para que seja substituído o líquido da jarra em que o coração está inserido.


Desde 1995 que esta Igreja possui o maior órgão da Península Ibérica, de tubos da autoria do nestre-organeiro alemão George Jann.


Etiquetas:

1 Comentários:

Às 8 de agosto de 2013 às 00:21 , Anonymous Tomaz Albuquerque disse...

E o que dizer, então, do órgão da Catedral del Buen Pastor de San Sebastián, que data de 1953 e continua a ser o maior da Península Ibérica? «El órgano tiene un cuerpo principal en el coro alto de la catedral, con una consola de cinco teclados manuales, un pedalero, y 106 registros, y otro órgano de ecos situado en el presbiterio, con 2 teclados manuales y pedalero con 20 registros: en total, 126 registros y 9.535 tubos sonoros.»

Enfermará a megalomania do Pe. Ferreira dos Santos de mentira ou de ignorância? Mutatis mutandis, "quem nasce torto tarde ou nunca se endireita"...

Mesmo que na Lapa existisse o maior órgão de tubos de Portugal e Espanha, isso não significaria que fosse o melhor: longe disso!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial