quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

histórias....!!!!!

Ao longo da nossa vida todos nós temos histórias para recordar…, dos tempos de infância, da juventude e até mesmo da idade adulta…

No entanto nem sempre nos lembramos de tudo o que nos aconteceu, de tudo o que vivemos, mas certos momentos há em que, por uma qualquer razão, vêm à nossa memória situações ocorridas em tempos idos e é como se estivéssemos a remexer no baú do passado e de lá retirássemos migalhas da nossa vida….

Há poucos dias, conversando com um familiar próximo, mais ou menos da minha idade e a propósito das férias escolares dos nossos netos, sem darmos por isso recuámos no tempo mais de 50 anos e começámos a falar de como eram passadas as nossas férias naquela época…. Como era o nosso Natal….., os poucos dias de folia no Carnaval….., a bonita época da Páscoa…. e as “grandes” férias de verão….!!!!

E neste desenrolar de meada, desde há muito bem guardada no fundo do baú, recordámos uma história que nos fez rir a bandeiras despregadas…..!!!!

……Era no mês de Agosto, corria então o ano de 1960…. Vivíamos no campo e naquela época, além das crianças e adolescentes residentes, outros (forasteiros), a gozarem algumas semanas de férias em casa de familiares, juntavam-se a nós tornando aquele grupo ainda mais numeroso (às vezes chegavam a ser 12 ou 14).

É claro que tanta juventude reunida alguma coisa tinha de inventar…. Os dias eram enormes, toda a gente se levantava cedo, e, sem outras preocupações que não fossem os jogos e as brincadeiras, o tempo para gastar era imenso e o calor que se fazia sentir naquela época do ano, também….

Estávamos então na época da colheita do milho e na eira existia um enormíssimo amontoado de palha de milho, proveniente da “escarapela” (expressão usada no Algarve) ou “desfolhada”, que já tinha sido efectuada.

Resolveu então aquele grupo de “índios”, como éramos chamados, jogar “às escondidas” precisamente na hora de maior calor (cerca das 2h da tarde), e, numa tentativa de escolher os melhores locais para se esconderem, alguns deles (os de fora…, meninos da cidade, pouco ou nada habituados às coisas do campo), recorreram ao amontoado da palha do milho existente na eira e lá acharam um belíssimo esconderijo, ficando assim completamente cobertos por aquela folhagem altamente abrasiva....

De tão bem escondidos que estavam, ninguém, de facto, os encontrava porque era impensável, para nós, habituados à vida do campo, que alguém decidisse esconder-se nas profundezas de um amontoado de palha de milho…!!!!

Finalmente, e depois de muito chamar e procurar, resolveram sair do esconderijo os “índios” que então sim, vinham de peles bem vermelhas, devido à alergia que entretanto já tinham contraído…..

É claro que, no momento, ninguém achou piada ao sucedido e ficámos todos muito preocupados sem sabermos o que fazer numa tal situação…, não queríamos divulgar o sucedido pelos familiares (porque já sabíamos que isso nos valeria um enorme castigo), tentámos “salvar a pátria” recorrendo a um “banho” de álcool, o que ainda piorou aquelas peles irritadas, mas finalmente tivemos mesmo de “dar a mão à palmatória” e os “meninos/índios” lá tiveram de ser levados à farmácia que lhes ministrou um qualquer produto calmante (já não me lembro qual)…

Enfim….., são recordações que, a mais de 50 anos de distância, ainda conseguem pôr-nos a rir…..

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial